CAÇAPAVA e região

Entrega das reformas ocorridas na Escola Ruy Barbosa de Caçapava

Não obstante nosso informativo definir-se pela postura crítica, visto às várias situações de abandono de obras pela cidade, não podemos deixar de registrar, até com relativa e agradável surprêsa, a entrega das reformas da Escola Ruy Barbosa,  após a conclusão das obras, que teve início em maio do ano passado ao custo de R$ 1.125.202,71, provenientes do governo estadual, por meio da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), prospectadas pelo então prefeito Henrique Rinco.

A reforma do prédio chegou a ser iniciada no final do governo Rinco (2019), sendo interrompida logo após, em razão de problemas com a empresa licitada à época para execução dos trabalhos, tendo sido rescindido o contrato em março de 2021, já durante o governo de Fernando Diniz. Após nova concorrência, a obra foi retomada em 2022, durante o governo da sra. Pétala Lacerda e agora finalizada.

Segundo a prefeitura, a obra contemplou reforma dos sanitários, dos pisos internos de assoalho, ladrilhos do corredor de circulação interna e, parcialmente, da parte externa. Além disso, incluiu reforma elétrica geral, pintura total do prédio e do muro do lado externo; reforma da cozinha, do forro, da escada interna e rampa; revisão das calhas; reforma dos portões metálicos e limpeza da obra.

O prédio da escola é considerado de valor histórico inestimável, visto ter formado várias gerações de estudantes e sendo a única edificação tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) no município. A inauguração e a ocupação das novas instalações da Escola Ruy Barbosa, ainda está sem data programada.

É exatamente o que a população e os eleitores querem, que a atividade política reverta em favor da comunidade. Demorou, mas chegou!