Encontrados raros Mercedes-Benz “asa-de-gaivota” em Cuba !!!
Há alguns anos, rumores espalharam na internet a informação de que raros e cobiçadíssimos Mercedes-Benz 300SL Gullwing, o famoso “asa-de-gaivota”, estavam perdidos na ilha. A possibilidade de encontrar esses carros despertou o interesse de aficionados que foram até Cuba atrás dos “tesouros”.
Para entender melhor essa busca, é importante lembrar que Cuba, pela proximidade dos Estados Unidos, era praticamente um resort para os americanos endinheirados, que iam até o país aproveitar as belas praias, boates e cassinos. No final da década de 1950, após a revolução comunista, o governo estatizou as propriedades privadas e, em 1960, o país foi castigado por um embargo comercial imposto pelos Estados Unidos. A partir daí, a manutenção dos carros deixados na ilha ficou bastante limitada pela grande dificuldade de importação de peças e componentes.
No ano passado, o fotógrafo Piotr Degler foi a Cuba fazer fotos do cenário automotivo local para um calendário e, sem querer, encontrou um dos asa-de-gaivota. Imagens do modelo totalmente deteriorado repousando sob uma bananeira correram o mundo. Porém, mal sabia Piotr que a história desses Mercedes é mais longa do que se imagina.
O primeiro a encontrar o carro foi o apresentador inglês Jeremy Clarkson, em 1995. Na ocasião, ele chegou a achar um exemplar de carroceria roadster do 300SL. Durante o programa de televisão exibido há quase 20 anos, Clarkson teria dito que havia outro Mercedes-Benz na ilha, porém, não podia confirmar a sua existência devido a falta de imagens do carro.
Motivado por essa lenda, o fotógrafo espanhol Miguel Llorente fez uma expedição ao país para procurar pelo 300SL roadster. A viagem foi em novembro de 2012, mas Llorente compartilhou as fotos de dois 300SL apenas há alguns dias no site This European Life.
Os Mercedes-benz estão em estado deplorável. As carrocerias estão corroídas após tantos anos expostas às intempéries e diversos itens de acabamento, vidros e instrumentos foram removidos. Segundo Llorente, os carros estavam na oficina de um homem chamado Marcos, em uma vila rural nas proximidades da capital Havana. O dono dos 300SL é um fanático por carros que disputa corridas com um antigo Ford Crown Victoria montado com peças da Ford Racing contrabandeadas dos Estados Unidos.
O Roadster 300SL foi parcialmente restaurado à moda cubana há muitos anos. O carro recebeu chapas de aço improvisadas e o motor original de seis cilindros em linha foi trocado por um V8 que, aparentemente, foi retirado de algum Chevrolet antigo. Além dos dois Mercedes-Benz, Marcos mantém em sua oficina outras raridades, como um Abarth Zagato de 1959 e um também exótico Chrysler Ghia Thomas Special fabricado em 1953.