CAÇAPAVA e região

Em defesa e proteção das nascentes !!!

FOTO-NascentesA implantação de programas de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) na Região Metropolitana do Vale do Paraíba terá um impulso em 2015, com o término de um estudo sobre o tema. Atualmente, o programa está implantado e em operação apenas em Guaratinguetá e São Luís do Paraitinga.

Através do PSA, pequenos e médios produtores rurais, recebem um incentivo em dinheiro em troca de preservação das nascentes, cujas regras, tamanho e valores, são definidos pelas Prefeituras Municiapis, através de seus respectivos organismos de proteção do meio ambiente!

O PSA é apontado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das ferramentais mais úteis para preservar mananciais de água, recuperar áreas de floresta e proteger as nascentes de rios, e chega com força à região após o ano mais seco na história das represas, com possibilidade de 2015 repetir a estiagem do ano anterior, o que exigiria ainda mais ações compensatórias.

Com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), o Instituto Oikos de Agroecologia, de Lorena, finaliza um estudo de dois anos que antecederá a implantação do PSA em toda a região e  mostrará quais as áreas na bacia que deverão receber o PSA. São analisadas 34 mananciais públicos na bacia, com afluentes do rio Paraíba, que envolvem 21 cidades em toda a região do Vale do Paraíba.A expectativa da organização é apresentar o estudo neste mês de janeiro.