GERAL

Doria anuncia a implantação do Deic Regional em Taubaté!!!

 

Promessa de campanha do atual governador João Doria (PSDB), a instalação de uma Delegacia Especializada em Investigações Criminais, espécie de Deic regional, em Taubaté foi anunciada em decreto publicado na terça-feira.

De acordo com a publicação, a delegacia deve integrar os funcionários da Dise (Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Entorpecentes) e da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), que agora devem ser extintas. A previsão é a de que a nova delegacia esteja em operação no primeiro trimestre de 2020.

O Deic irá contar com o Seccold (Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro), com uma equipe de investigações contra tráfico de drogas, outra para investigações de homicídios e também com o GOE (Grupo de Operações Especiais).

De acordo com o Estado, a delegacia deve ter o papel de investigar, planejar e coordenar ações operacionais táticas e estratégias de combate ao crime organizado, além de também ficar responsável pela investigação de infrações penais.

O decreto ainda estabelece que a área de atuação do Deic deve ser restrita à abrangência da Delegacia Seccional de Taubaté, hoje responsável pelo atendimento de cidades como Campos do Jordão, Lagoinha, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Redenção da Serra, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal, São Luís do Paraitinga e Tremembé.

De acordo com o delegado Marcos Machado, titular do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), são esperados os comandos do governo estadual para que as mudanças se iniciem.

“Aguardamos instruções da administração superior para sua estruturação e funcionamento. Por certo trará melhorias para a atuação da Polícia Civil na região de Taubaté”, afirmou, Machado. “É uma medida muito bem-vinda para reforçar o trabalho investigativo na região e contribuir para a redução da criminalidade”, concordou o diretor do Deinter 1, Célio José da Silva.

“É algo inédito. Sabemos que vamos precisar de equipamentos, de pessoas, e sabemos que está sendo providenciado. Vamos precisar de meios para essa delegacia que com certeza será muito boa para a região de Taubaté”, afirmou o delegado seccional de Taubaté, Dr. José Antônio de Paiva, que também espera por informações complementares do governo Doria.

De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), a unidade deve contar com um reforço no efetivo — já que devem ser oferecidos novos serviços na região. A secretaria não informou a quantidade total de profissionais que devem ser abrigados na unidade. “Atualmente, estão em andamento concursos para a contratação de 2.750 policiais civis para alocação em todo o Estado”, informou a SSP.

A Secretaria de Segurança também foi questionada sobre a necessidade de obras para que a delegacia especializada seja instalada, além do valor previsto com o investimento, mas não respondeu.

A promessa do governador João Doria ainda prevê que outro Deic seja instalado em São José dos Campos até 2022..