GERAL

Dívida travou a petrobras!!!

petrobrás logoEnquanto os comerciais de tevê continuam lhe tecendo loas e boas com fundo de música épica, faz uma semana, não deu para segurar a informação, que a Petrobras não compra e nem vende nada no mercado internacional.

Está impedida também de participar das rodadas do pré-sal, por causa do cancelamento, por parte da Procuradoria da Fazenda Nacional, desde o dia 7 de junho, da certidão de débitos da empresa. A medida foi causada por uma dívida de R$ 7,3 bilhões em valores atualizados junto à Receita.

Ontem pela manhã a estatal entrou no Superior Tribunal de Justiça com um pedido de suspensão da decisão do governo federal, por meio de medida cautelar. O tribunal não aceitou o pedido.

Não há novidade nenhuma nessa tenebrosa situação do mamute aparelhado pelo PT. A dívida que motivou o cancelamento da certidão da Petrobras é sobre o não recolhimento, há anos, do Imposto de Renda Retido na Fonte sobre remessas para o exterior em pagamento de plataformas petrolíferas móveis.

Em abril do ano passado, o Ministério Público Federal opinou em favor da Petrobras. À época, o valor calculado da dívida estava na casa dos R$ 6 bilhões e, segundo a procuradoria, esse débito "estratosférico" deveria ser suspenso para evitar a falência da estatal.

E a procuradoria ainda destacou: "O valor é seis bilhões e não seis milhões de reais, que se depositado 'quebraria' a Petrobras e levaria de roldão a Bolsa de Valores de São Paulo, gerando o caos no mercado acionário brasileiro". Não há informação, nem da Petrobras e nem do governo que possa alterar de imediato essa situação.

A maior estatal do país está inoperante. Não exporta petróleo e não importa a gasolina que o país consome. Não é por falta de aviso, pela oposição e pela imprensa. Pode faltar gasolina!