Diretoria da Fusam explica ações !!!
A direção da Fusam (Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava) prestou esclarecimentos sobre os atendimentos médicos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) ao prefeito Henrique Rinco (PSDB) e a oito vereadores na terça, 30.
Os esclarecimentos foram feitos por Francisco Cláudio Cavicchiolli (superintendente), Amaury Silva (presidente) e Guido Donizete Abreu Victor (diretor-técnico). O prefeito também fez uso da palavra nos instantes finais do encontro.
Em linhas gerais, a diretoria enfatizou que a Fusam mantém o único pronto-socorro público da cidade, além do hospital e maternidade Nossa Senhora D'Ajuda. A missão da Fusam é suas obrigações com prestação de serviços de qualidade.
“Somos um hospital de Caçapava para a cidade de Caçapava”, destacou o médico Guido Abreu Victor. Entretanto, segundo ele, esta característica provoca uma sobrecarga de trabalho.
Guido Victor disse que o hospital sofre pela falta de médicos de várias especialidades, o que é um problema nacional. Por atender o SUS, os atendimentos são universais, por isso disponíveis a todos, mesmo as pessoas que tenham convênios particulares.
Segundo o diretor-técnico, o pronto-socorro é responsável, ainda, por emergências originárias de outros municípios nas proximidades. Ele disse que já está em vias de recuperar o aparelho de raio-X para atendimento odontológico emergencial e o mamógrafo que nunca foi usado, mas que se encontrava encostado havia sete anos no Postão, passa por vistoria para ver se está em condições de ser colocado em funcionamento em benefício da população.
Henrique Rinco expôs a situação da cidade e afirmou que, embora a Fusam seja uma instituição independente, a prefeitura está atenta no relacionamento dela com os munícipes.
Rinco chamou a atenção para o atendimento humanizado que agora é dispensado aos usuário, e até mesmo aos vereadores “que hoje podem contar com abertura para esclarecimentos como estes que estamos vivenciando agora”, disse.
O prefeito comentou que quando era vereador (2008 – 2012), até o segundo semestre do ano passado nunca foi recebido na Fusam para um esclarecimento, ao contrário do que acontece agora. Rinco destacou que a seriedade e a transparência são as diretrizes de seu governo e a Fusam segue o mesmo princípio.
Estiveram presentes ao encontro os vereadores Paulo Lanfredi (PRB), Miltinho Gandra (PTN), Marcello Prado (PT), Reginaldo Sena (PRP), José Celso (PSDB), Neguinho da ABC (PSC), Reinalma Montalvão (PSD) e Ricardinho (PRB). O vereador Arnaldo Neto (PSC) mandou representante.
A FUSAM – Instituída em 1983 pelo então prefeito Fransisco Adilson Natali, a Fusam é a mantenedora do Hospital Nossa Senhora D'Ajuda e do pronto-socorro público. A fundação, que tem patrimônio próprio e personalidade jurídica de direito privado, tem como finalidade a promoção de saúde em Caçapava e goza de autonomia administrativa.
O patrimônio da Fusam é constituído por transferências de recursos previstos no orçamento municipal, de convênios e contratos; dos bens adquiridos, de doações, subvenções, auxílios, contribuições ou legados de pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, entre outros.
Os órgãos da Fusam são: conselho de administração, conselho curador e presidente. Os membros dos conselhos e presidente são nomeados pelo prefeito.
Explica, mas não justifica. E assim o mundo gira e a "LUZITANA RODA."
Explica, mas não justifica. E assim o mundo gira e a "LUZITANA RODA."