Dia da Luta Antimanicomial será lembrado na Praça da Bandeira !!!
O "Dia de Luta Antimanicomial", 18 de Maio, vai ser lembrado em Caçapava no sábado, com eventos das 8 às 13h na Praça da Bandeira, com exposição de trabalhos artísticos produzidos pelos usuários dos serviços de saúde mental, orientações e apresentação de peça teatral.
Também serão oferecidos vários serviços à população, entre eles: medição da pressão arterial, verificação da glicemia capilar, orientação e prevenção da DST/Aids e da saúde bucal, distribuição de folders sobre o evento e recreação para crianças.
O ideal da luta tem por objetivo tratar as pessoas com transtornos mentais de forma humanizada, resgatando a participação familiar e social, substituindo o modelo baseado na hospitalização perene.
A organização do evento é do Caps II (Centro de Atenção Psicossocial) e do Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) de responsabilidade da secretaria de saúde da Prefeitura de Caçapava.
História – Durante muito tempo, as que sofriam de tormentos mentais eram totalmente excluídas da sociedade. Elas eram obrigadas a viver em regimes de clausura em manicômios e tratadas por terapia quase unicamente medicamentosa.
No Brasil, 18 de maio é o "Dia da Luta Antimaniconial. Nesta data, em 1987, aconteceu o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental em Bauru (São Paulo). O movimento foi o responsável pela reforma psiquiátrica brasileira, definida pela lei 10216 de 2001 (lei Paulo Delgado), que instituiu os Caps (Centros de Atenção Pisicossocial).
Nos Caps, os pacientes recebem tratamentos de acordo com as necessidades individuais, participação da família e a convivência em sociedade, com vistas ao resgate da cidadania.
Serviço:
Caps II – Avenida da Saudade, 340 – Jardim Campo Grande
Telefone: 3653-2616
Dias de Acolhimento: 2ª, 4ª e 6ª feiras das 8h às 11h
Caps AD – Avenida Cel. Manoel Inocêncio, 668 – Centro
Telefone: 3655-3219
Dias de Acolhimento: 3ª a 6ª feira das 8h às 11h