Dia da Bandeira: não ocorreram comemorações civis ou militares em Caçapava
Neste dia 19 de Novembro de 2022, comemorou-se, principalmente nas entidades civis e militares por todo o país, o Dia da Bandeira. Infelizmente, não foi o que aconteceu em Caçapava, eis que, ao contrário do que manda a lei, não ocorreram quaisquer comemorações, e nem os habituais hasteamentos da Bandeira Nacional em prédios e repartições públicas da cidade, como é o caso do próprio Paço Municipal, o prédio da Câmara de Caçapava, o Fórum, e até mesmo a Praça da Bandeira, que ficou com o seu mastro principal, alijado da Bandeira brasileira, inexplicávelmente.
Das entidades civis, era de se esperar algum ato desta natureza, eis que, como já dissemos anteriormente, o momentâneo apoio da prefeita Pétala Lacerda ao candidato de direita ao governo do estado Tarcísio Gomes de Freitas, se deu únicamente em razão da possibilidade de alavancamento de recursos para as obras municipais, visto que a prefeita, de longa data, transita por partido da esquerda, sem interesse no cumprimento de legislação neste sentido. A Câmara de Caçapava, com maioria em favor da prefeita, seguiu a lógica. Quanto ao Forum, inexplicável!
Em Caçapava, a única Bandeira Nacional hasteada nesta data, foi exatamente no mastro junto à Banca de Jornais (ver ao lado), onde já fica dia e noite, sem o cumprimento da legislação que regula o assunto, de hasteamento no dia 12 de Novembro às 12 horas com solenidades e também com relação às dimensões da bandeira em relação ao comprimento do mastro, assunto que já foi objeto de matéria em nosso informativo.
Pior ainda são as avaliações relacionadas aos militares do exército na cidade 6º BIL e comando da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel, que sempre padrocinaram belíssimas formaturas militares na Praça da Bandeira, com grande participação popular e de alunos das escolas municipais locais, ocasião em que ocorriam as cerimônias de queima das bandeiras danificadas e ou inservíveis, atitudes exemplares que inspiraram muitos de nossos jovens, à prática do civismo, como forma de cultivar o amor à pátria! Exceção feita à este ano, 2022, quando também não realizaram nenhuma cerimônia/formatura!
Certamente deve haver uma explicação, por parte das autoridades militares de Caçapava, eis que por todo o Vale do Paraíba e na maioria das cidades brasileiras, ocorreram comemorações relacionadas, como por exemplo, a do 2º Batalhão de Engenharia e Combate, em Pindamonhangaba (abaixo):