Desconto nas tarifas de energia elétrica em Abril!!!
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu nesta terça-feira (28) a queda da tarifa para o próximo mês, por causa de uma cobrança indevida aplicada nas faturas em 2016. Com isto, a conta de luz vai ter desconto de até 12,69% na região em abril próximo.
A medida ocorre porque em 2016 foi cobrada dos consumidores uma taxa extra para financiar a Usina de Angra 3, mas a taxa não chegou a ser usada porque a usina não entrou em operação. Esse dinheiro vai ser devolvido em forma de desconto. O ajuste ocorre nas tarifas de 90 distribuidoras do país e varia de 0,95% a 19,47%.
No Vale do Paraíba, os clientes de 19 cidades atendidas pela EDP Bandeirante terão redução de 6,95% na conta de abril, com vencimento em maio. As cidades atendidas pela concessionária são Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Jambeiro, Lorena, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Potim, Roseira, Santa Branca, São José dos Campos, São Sebastião, Taubaté e Tremembé.
O desconto será maior, de 8,89%, aos clientes da concessionária Elektro. A empresa atende 25 cidades, sendo Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Joanópolis, Vargem, Igaratá, São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão, Piquete, Queluz, Lavrinhas, Areias, Silveiras, São José do Barreiro, Arapeí, Bananal, Cunha, Lagoinha, São Luiz do Paraitinga, Ubatuba, Natividade da Serra, Redenção da Serra, Paraibuna, Caraguatatuba e Ilhabela.
A concessionária Energisa, que atende 15 municípios na região de Bragança Paulista, terá o maior desconto no próximo mês – de 12,69%.
O procedimento de devolução dos recursos terá duas etapas. Na primeira, durante o mês de abril, a tarifa será reduzida para reverter os valores de Angra 3 incluídos desde o processo tarifário anterior e, simultâneamente, deixará de considerar o custo futuro do Encargo de Energia de Reserva (EER) desta usina.
Na segunda etapa, que começa em 1º de maio e permanece até o próximo processo tarifário de cada distribuidora, a tarifa apenas deixará de incluir o EER de Angra 3.