CAÇAPAVA e região

Demissões na GM causam pânico na região

De acordo com a fábrica, o motivo seria uma readequação de produção. Porém, diante da crise econômica que atinge o Brasil causando demissões em massa, a aflição é inevitável.

O vice-presidente do sindicato, Valmir Mariano, disse que essa readequação, conforme justificou a empresa, se deve à queda das vendas. Em fevereiro, as vendas de veículos no país, inferiores a 130 mil unidades na soma de todas as marcas, caíram ao número mais baixo para o mês dos últimos 17 anos.

A GM vai dar férias coletivas na unidade do interior paulista entre 27 de março e 13 de abril. Ainda de acordo com o sindicato de São José dos Campos, além de anunciar férias, a GM começou a demitir funcionários na última sexta-feira (3), fato que fez os trabalhadores da unidade cruzarem os braços por uma hora e meia na entrada da fábrica na manhã desta terça-feira.

Segundo a imprensa internacional, a GM planeja cortar 2 bilhões de dólares (R$ 10,40 bilhões) em custos em todo o mundo nos próximos dois anos. No total, 34 trabalhadores já foram demitidos pela montadora em São José dos Campos. Atualmente, em São José dos Campos, a GM emprega cerca de 4 mil funcionários.