Da série: escolas municipais caindo aos pedaços!!!
Em relação à Escola Pública Municipal Prof. Lindolpho Machado, situada na Rua Dona Francisca de Almeida Santos, 180 Vila Santos e, ao contrário do que diz a mulher do prefeito Fernando Diniz, “recuperamos todas as escolas”, gostaríamos de saber exatamente qual é a posição do chefe do executivo, em relação à possibilidade de reformas e/ou correção dos atuais problemas, que apresentam possibilidades de desabamento do teto de algumas salas e demais problemas que colocam em risco à integridade de alunos, professores e funcionários.
A EMEF Lindolpho Machado, é uma das mais antigas e importantes escolas de Caçapava, por onde passaram várias gerações de caçapavenses que hoje encontram-se indignados com o estado de abandono que ali se encontra.
A falta de manutenção e conservação de nossas escolas, são claramente mostradas à população, partindo do abandono das obras da EMEF Zélia de Castro Marques, em Caçapava Velha, que o prefeito Fernando Diniz volta e meia diz que está retomando, saem que nada de fato, ocorra, situação que obriga seus cerca de 350 alunos serem transportados, diáriamente, em deslocamento de ônibus e outras viaturas, obrigando os alunos a ficarem longe de casa e de seus familiares durante os horários escolares, além de correrem os riscos inerentes da eventualidade de acidentes nos percursos.
Voltando à EMEF Prof. Lindolpho Machado, além de salas de aulas com problemas, também foi constatado que o pátio também se encontra com o piso externo danificado e problemas na pintura interna e externa do prédios, como se pode constatar na foto ao lado.
As obras nesta escola e também em todas as demais escolas municipais, bem como no prédio da Secretaria de Educação, atualmente em estado de desabamento parcial, como se pode constatar em matéria que publicamos esta semana, deveriam ter sido objeto de atenção durante as férias escolares, coisa que infelizmente não ocorreu. Agora, corre-se o risco da eventualidade de suspensão das aulas, até que sejam corrigidos os problemas.
Mais triste ainda, é saber-se que a Secretaria de Educação de Caçapava, é uma das que mais dotação financeira tem, por força da obrigatoriedade da disponibilização de 25% do orçamento municipal, e mesmo assim, é uma das que tem seus prédios em piores condições, inclusive a sede da secretaria. Lamentável!
Créditos das fotos: Fiama Mangia e jcflores