Coronavírus: anticoagulante está salvando vidas de infectados!!!
Médicos do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, detectaram que há pequenas áreas nos pulmões dos infectados pelo coronavírus que o sangue não consegue passar. Com isso, eles passaram a aplicar um procedimento realizado no tratamento da trombose, que consiste em utilizar anticoagulantes e afinar o sangue.
Uma paciente com coronavírus que já estava na UTI, passou a receber um tratamento a base de Heparin (*), um anticoagulante de uso hospitalar. O resultado foi positivo, segundo os especialistas.
Este novo tratamento, iniciado em meio à crise instalada pela pandemia, está surpreendendo, principalmente em razão do significativo sucesso na recuperação de infectados pelo Coronavírus, e também pelo preço do medicamento que, além de bastante comum e fácil de ser encontrado nas farmácias brasileiras, pode atender as várias camadas sociais da população, com custos irrisórios e sem a montanha de investimentos (hospitais de campanha, respiradores, etc.) atualmente utilizados e que resultam no significativo aumento do sofrimento dos pacientes e na potencialização dos óbitos.
(*) A heparina é um polissacarídeo polianiônico sulfatado pertencente à familía dos glicosaminoglicanos. É composta por unidades dissacarídeas repetidas compostas por ácido urônico e um açúcar aminado. Possui ação farmacológica atuando como medicamento anticoagulante utilizado em várias patologias.
É utilizada, sob prescrição médica, em:
- Prevenção de trombose venosa profunda.
- Tratamento de embolia pulmonar.
- Tratamento de síndromes coronarianas agudas incluindo infarto agudo do miocárdio e angina instável.
- Anticoagulante para indução de circulação extracorpórea em cirurgia cardíaca.
- Anticoagulante para auxílio no tratamento da fibrilação atrial.
- Anticoagulante para utilização em procedimentos de hemodiálise.