Começa a campanha de vacinação contra H1N1!!!
Começa neste sábado, 30, a primeira etapa Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe H1N1). O público alvo de Caçapava é de 18.060 pessoas (não há população estimada para doentes crônicos). Além das crianças de seis meses e menores de 5 anos, fazem parte do grupo idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). A vacinação será das 8h às 17h, com exceção no Mercado Municipal (das 8h às 14h). A campanha vai até dia 20 de maio. Confira os locais e horários das vacinações nesta postagem.
Segundo estimativas, Caçapava tem 9.913 idosos, 5.324 crianças de seis meses a 5 anos, 1.635 trabalhadores de saúde, 977 gestantes e 161 puérperas.
Doentes crônicos – Para os doentes crônicos a vacinação não será neste sábado. Seguindo orientações do estado, as vacinas para este público serão liberadas a partir do dia 16 de maio. Para receber a dose é necessário levar solicitação médica que especifique o problema de saúde, que deve estar entre as doenças elegíveis para tomar a vacina. Também pode ser apresentada a última receita médica com a prescrição de medicamentos de uso contínuo que comprove o problema de saúde.
A influenza é uma doença respiratória causada pelo vírus tipo A e a vacina tem poucas contraindicações. Pacientes em estado febril grave não devem tomar a vacina, assim como pessoas que apresentaram reações anafiláticas após ingestão de ovo, em doses de vacinas anteriores ou a qualquer componente da vacina.
Ela pode ser aplicada simultaneamente com qualquer medicamento ou outro tipo de vacina. A vacina contra Influenza não dá gripe nem provoca eventos adversos graves.
O período de incubação da influenza varia em média de 1 a 4 dias, porém, pode chegar a 7 dias. O período de transmissão em adultos ocorre entre 24 horas antes do início dos sintomas e dura até 3 dias depois do fim da febre (em média é um período de 7 dias no total). Nas crianças, o período de transmissão é mais longo, podendo durar até 10 a 14 dias.
A Gripe A é também conhecida como gripe suína porque a infecção respiratória entre os humanos foi causada por uma cepa de influenza que surgiu pela primeira vez nos porcos.