GERAL

COI regional vai implantar 200 câmeras de monitoramento no Vale!!!

cameras-de-segurança-3Cerca de 200 câmeras integradas ao sistema Detecta serão implantadas em 64 pontos espalhados pelas cidades da região,numa aposta do govêrno Alckmin para a redução dos índices de criminalidade, que explodiram, nas cidades do Vale do Paraíba. A ação vem sendo estudada no âmbito do Gamesp (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública), grupo ligado à direção da RMVale e que foi retomado na semana passada. As imagens serão do Detecta.

A RMVale terá um COI (Centro de Operações Integradas) regional para comandar o sistema de câmeras de monitoramento que será instalado nas 39 cidades da região. O centro receberá as imagens captadas pelos equipamentos, que devem ser instalados até o final do ano.

O roteiro do crime no Vale do Paraíba determinou o mapa de instalação das câmeras do Detecta, que vão integrar um cinturão eletrônico nas 39 cidades da região a partir do segundo semestre deste ano,  mediante investimento inicial de R$ 3 milhões, para a compra de 200 câmeras, do tipo OCR, que permitem a identificação das placas dos carros.

Esta será primeira etapa do projeto, elaborado pelo Conselho Deliberativo da Região Metropolitana, que visa a implantação de 2.900 unidades e um investimento de R$ 50 milhões no total, apostando na imediata queda dos índices de criminalidade, principalmente o roubo de carros. Toda a ação será filmada e acompanhada por softwares inteligentes que permitirão a imediata prisão dos criminosos.

Região mais violenta do interior do Estado, o Vale vai contar com a instalação de 200 câmeras do sistema de monitoramento inteligente em 64 pontos das 39 cidades da região, anteriormente 144 câmeras integravam o sistema em algumas cidades, como São José dos Campos, Taubaté, Campos do Jordão e Caraguatatuba.

As três maiores cidades do Vale puxam a fila da divisão de câmeras, definida de acordo com a mancha criminal do município, onde os seis batalhões da Polícia Militar, responsáveis pelo policiamento na região, identificaram os lugares com índices de criminalidade mais acentuados. Em São José, as câmeras serão instaladas em sete pontos estratégicos da cidade. A zona sul vai receber o maior número delas, em três locais.

Taubaté vai contar com as câmeras em cinco locais e Jacareí em três. Lorena que é a líder em violência no estado por 100 mil moradores vai receber a instalação em três pontos.

O Conselho de Desenvolvimento da RMVale informou que os seis batalhões da PM, responsáveis pela escolha dos locais que serão instaladas as 200 câmeras integradas ao Detecta no Vale, apontaram a necessidade da implantação de 497 câmeras distribuídas nas 39 cidades da região, que é a mais violenta do interior do Estado. A distribuição das câmeras é feita, de acordo com a os índices de violência do município.

“O que define não é o tamanho da cidade, e sim a mancha criminal. É onde a gente mais precisa monitorar”, disse o presidente da RMVale, Fred Guidoni. Entre as necessidades definidas pela PM estão a implantação de 70 câmeras em São José dos Campos, 62 em Lorena, 42 em Taubaté, Aparecida (22), Pindamonhangaba (20), Caçapava (16), Cruzeiro (15) Jacareí (14), Guaratinguetá (15) e Campos do Jordão (10).