Cessna 560XL: divergências gritantes !!!
Observa-se, no processo de investigação sobre a queda da aeronave Cessna 560XL, que matou o então candidato a presidência Eduardo Campos e mais 6 pessoas,gritante divergência em informação de primera grandeza, para a apuração das responsabilidades.
A CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) divulga, através do responsável pelas investigações, o tenente-coronel Raul de Souza que “piloto e co-piloto não tinham habilitação para pilotar o Cessna 560 XL+ e que fizeram um percurso diferente do previsto nas cartas de aproximação para o aeroporto”. (Diário do Poder, 26 Jan 2015 às 17,37 hs.)
No entanto, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) informou, em nota oficial que o piloto Marcos Martins e o copiloto Geraldo Magela Barbosa, “estavam com licença e habilitação válidas para voar o Cessna 560 no momento do acidente”, o que permitiria operar todas as aeronaves desta família para as quais eles estivessem treinados”.
A nota ressalta que, de acordo com os registros de voo verificados pela Anac, por meio do Sistema Decolagem Certa, o comandante Marcos Martins havia realizado mais de 90 voos no modelo da aeronave acidentada, o Cessna 560 XLS+. (Estadão, conteúdo Elizabeth Lopes, 26 Jan 2015, às 19,40 hs.)
Espera-se, para os próximos dias, que as autoridades aeronáuticas em questão, possam apurar mais detalhadamente o assunto e sanar esta importante divergência, para em seguida, se iniciarem os demais procedimentos relacionados à apuração das responsabilidades e se concluirem os processos de indenizações devidas, principalmente em relação àqueles que tiveram seus imóveis destruídos!