CAÇAPAVA e região

Castração de animais de rua: na região, só a prefeitura de Caçapava não faz!!!

 

Neste fim de semana, aconteceu a castração gratuita de cães, no centro comunitário do bairro Cidade Nova, em Pindamonhangaba, ação de responsabilidade da prefeitura local, por meio do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde.

Os responsáveis pelos cães fizeram, na última semana, a inscrição necessária para receber o serviço de castração gratuita, além do preenchimento da ficha e o termo de autorização cirúrgica. O procedimento cirúrgico não teve custos aos munícipes, que deverão estar atentos às recomendações do pré e pós-operatório, garantindo assim a plena recuperação no animal. Na oportunidade, foram castrados 400 animais, entre cães e gatos.

Também São José dos Campos realizou, ocorreram nesta última semana, 150 castrações de cães e gatos da terceira fase do programa Meu Pet Feliz. As cirurgias tiveram início pela manhã e se estenderam até o fim da tarde.

Em Taubaté, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) local promoveu a segunda fase do mutirão de castrações de cães e gatos, que aconteceu nos conjuntos habitacionais Sergio Lucchiari e Benedito Capeletto, no Piracangaguá.

Segundo a Prefeitura, as castrações foram previamente agendadas pela equipe do CCZ, e integram as ações de suporte social para os moradores dos conjuntos, apresentando um balanço de 323 castrações realizadas, sendo 191 em cães e 132 em gatos.

Em Caçapava, infelizmente o prefeito Fernando Diniz, avisou, que “não tem dinheiro”, para fazer o mutirão, obrigando as entidades protetoras de animais a realizar feiras, brechós, rifas e outras maneiras de levantar algum recurso para um mínimo de castrações, as quais, no entanto, de pouco adiantam em vista da grande quantidade de animais de rua.