Campo de Marte vai virar Museu da TAM!!!
As operações regulares de aviões no Campo de Marte estão com os dias contados. A informação não é oficial, mas a decisão já estaria tomada. A pista do principal aeroporto para a aviação geral do Brasil, localizado na Zona Norte de São Paulo, será desativada em 2019, ficando restrita apenas a pousos e decolagens de helicópteros e aeronaves de asas fixas em situações extraordinárias.
No último dia 21 de julho, a Prefeitura de São Paulo e o Ministério da Defesa formalizaram o acordo para a instalação de um parque municipal em parte em parte da área do sítio aeroportuário de Marte. Na primeira fase do projeto, dos 2,1 milhões de metros quadrados do aeroporto, 401 mil serão destinados ao parque. A área, que corresponde a 20% do espaço existente permanece sem uso desde a inauguração do aeroporto.
Nesta semana, uma nova reunião marcou a próxima fase para a transferência do Museu da Tam para uma área anexa ao novo parque. Localizado num terreno hoje desocupado, ao lado do Hospital da Aeronáutica (HASP). O museu contará com um amplo prédio, maior que o existente atualmente em São Carlos, no interior paulista, e terá ainda um anexo dedicado a eventos e outro dedicado a oficinas de manutenção e restauro.
A Prefeitura e o Comando da Aeronáutica estariam agora definindo os detalhes finais do fechamento definitivo da pista para operações regulares. A meta seria retirar, até 2019, todas as operações de asas fixas do aeroporto. No entanto, a previsão é que a pista seja mantida, operando apenas em exceções ou casos específicos, como eventos ou em apoio ao museu.
O aeroporto movimenta atualmente pouco mais de 125.000 passageiros ao ano, em mais de 70 mil operações aéreas. A previsão é que a aviação de asa fixa seja transferida para aeroportos instalados na região metropolitana, como o Catarina, localizado em São Roque, ou mesmo os aeroportos de Jundiaí e Sorocaba.
Detalhes do projeto que deve ser firmado sobre área do Campo de Marte serão anunciados no dia 7 de agosto.