Caixa: nova linha de crédito e desconto com até 90% em dívidas para caminhoneiros!!!
Os recursos serão destinados ao crédito pessoal, renegociação de dívidas e, futuramente, antecipação de recebíveis – que tem como objetivo baratear os custo dessa operação, visto que os profissionais da área acabam antecipando os rendimentos com as viagens a taxas muito elevadas, fora do sistema financeiro nacional, como em postos de gasolina, por exemplo.
Como vão funcionar as novas medidas?
Caminhoneiros autônomos poderão acessar pelo celular o Documento Eletrônico de Transportes (DT-e) e, a partir dele, utilizar a carta de frete como recebível e obter crédito em bancos tradicionais e fintechs do mercado.
Outra novidade é que a estatal vai oferecer condições especiais para caminhoneiros que tomarem crédito pessoal, como taxas de juros entre 3,01% a 3,70% ao mês, prazo de até 60 meses para pagar e carência de até 60 dias para quitar a primeira parcela do acordo.
Se o trabalhador tiver um imóvel, ele também poderá usá-lo como garantia na obtenção de um financiamento de até 60% do valor do bem. Nesta modalidade, a taxa de juros oscila de 0,60% a 1,10% ao mês e oferece prazo de 180 meses para pagar.
Renegociação de dívidas
Caminhoneiros com dívidas comerciais atrasadas terão mais oportunidades de renegociação no novo pacote de medidas. A Caixa vai oferecer como vantagem taxa de juros a partir de 1,14% e descontos de até 90% para a quitação de débitos vencidos há mais de 360 dias.
Outra novidade possibilitará o financiamento de projetos de Ponto de Parada e Descanso (PPD) em estabelecimentos certificados. Pela modalidade, as condições de crédito vão depender de cada projeto. No entanto, sabe-se que as taxas partem de 0,99% ao mês e o prazo para pagamento pode chegar a 120 dias.
Lembrando que as linha de crédito e medidas de simplificação anunciadas pelo governo federal, em parceria com a Caixa, tem como esforços frentes que não utilizam de espaço fiscal para entrarem em vigor.