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Caderno de bordo aponta problemas em outro avião da Noar !!!

Todas as capelas do cemitério estavam ocupadas pelos parentes e amigos das vítimas. No velório do piloto Rivaldo Paulírio Cardoso, de 68 anos, brigadeiro reformado, honras militares. Seis corpos foram embalsamados e mandados para outras cidades. Ao todo, foram 16 mortos.

O avião caiu na última quarta-feira no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O voo 4896, da Noar Linhas Áereas, partiu do Recife. Faria uma escala em Natal e chegaria a Mossoró, no Rio Grande do Norte, com 14 passageiros, o piloto e o copiloto. Segundo o comando da Aeronáutica, a decolagem foi às 6h51. Mas, 55 segundos depois, o piloto avisou à torre que tinha problemas e que tentaria voltar ao aeroporto. Às 6h53, o piloto informou que não conseguiria chegar ao aeroporto e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem. Às 6h54, o avião sumiu do radar. A queda foi em um terreno vazio em frente à praia. E o avião pegou fogo em seguida.

A Noar é a única empresa aérea nordestina. Em junho do ano passado começou a fazer voos comerciais para quatro cidades da região. Tinha dois aviões do modelo LET- 410, fabricado na República Tcheca. Depois do acidente, a empresa cancelou todos os voos que estavam programados. Também informou que o avião acidentado na quarta-feira tinha passado por um serviço de manutenção no fim de semana anterior. Uma equipe de técnicos da empresa fabricante esteve no Recife e trocou duas peças do motor esquerdo.

Depois do serviço, que se estendeu da sexta ao domingo, o avião voou 17 horas e quatro minutos até cair. Ainda no local do acidente, Jairo Gonçalves falou da conversa que teve com o irmão, o copiloto Roberto Gonçalves. “Ele falou pra mim que a aeronave teve uns problemas de perda potência. Inclusive, salvo engano, foram trocadas duas turbinas e as aeronaves ficaram paradas bastante tempo para fazer essa revisão”.

Depois de reprogramar suas operações, a Noar botou o único avião que restou à frota para voar outra vez neste sábado. Ele decolou do Recife pouco depois da 9h com dois tripulantes e mais três pessoas a bordo. Retornou ao Recife com dois passageiros.

Na última sexta-feira, nós recebemos de uma fonte anônima o caderno de manutenção desse avião que voltou agora a voar. Esse caderno era levado pelos pilotos junto com o diário de bordo. Ele traz diversos registros escritos por pilotos e copilotos. São relatos feitos pela tripulação sobre situações consideradas anormais e de risco.

Contamos 75 anotações no intervalo que vai de 3 de novembro do ano passado até 9 de julho, ou seja, sábado da semana passada.

Alguns registros foram feitos pelo piloto Rivaldo Cardoso, que morreu no acidente. Ele enumera cinco tópicos, no dia 18 de dezembro, fala que a potência do motor teve que ser mantida em 60% para a temperatura não atingir o limite na decolagem; relata a existência de luzes queimadas; diz que o fone do comandante não funciona; que na decolagem de Aracaju teve que reduzir a potência para 50% para manter a temperatura no limite; e conclui sugerindo que não se disponibilize a aeronave antes da verificação do problema de elevação da temperatura do motor 1. “A decolagem com 16 passageiros de Maceió para o Recife com torque, ou potência, de 50% não é aconselhável”, diz no texto.

Na coluna preenchida pela equipe de manutenção, está registrado que foi trocado o instrumento de temperatura e que foi agendado voo para checagem.

Procuramos o piloto Jackson Porciúncula para comentar as anotações. Ele tem 42 anos de aviação e 26 mil horas de voo.

Um dos primeiros registros do caderno diz que a potência do motor direito não atingiu 60%, vindo a normalizar após cruzar os 400 pés de altitude. O piloto afirma que decolagem ocorreu em situação de risco e que aeronave demorou a sair do solo.

“Eu diria que essa aeronave, se durante a decolagem tivesse um problema com o motor da direita, teria dificuldade em retornar para a pista”, destaca o comandante.

Em outro registro, o piloto diz que uma luz e um aviso sonoro de indicação do painel não aparecem. A aeronave estaria “estolando”, ou seja, perdendo sustentação e sem os sinais de alerta. A equipe de manutenção informa ao lado da anotação que foi feita uma verificação em solo e que está tudo ok.

“Isso aí é um fato que, durante uma operação em que o piloto necessite desse aviso de estol da aeronave, ele não vai ter o aviso adequado, podendo comprometer sua análise, seu procedimento. Isso compromete a operação”, destaca Jackson.

No dia 14 de dezembro, um dos comandantes da Noar relata que placas de indicação das luzes de aviso dos motores direito e esquerdo estão trocadas. Alertam que isso pode gerar erro grave em caso de pane, sobretudo, fogo.

“Na minha concepção, dentro do que eu entendo, eu não voaria nessas condições”, aponta Jackson.

A última anotação, de 9 de julho, parece um apelo. O piloto diz: “urgente, atenção: um copiloto que voava como passageiro observou que a porta do trem de pouso esquerdo, que já se encontrava amassada, aparentava que ia se soltar em voo, inclusive dobrando para cima pela ação do vento”.

“Eu interpreto que esse piloto aqui estava pedindo que realmente fosse tomada uma providência, que ele estava no limite dele aqui de aceitação de uma situação dessas”, declara Jackson.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) recebeu do Fantástico cópia do caderno. E afirmou em nota que os relatos dos pilotos deveriam estar no diário de bordo.

Estivemos com o diretor de assuntos corporativos e comerciais da Noar, Giovanne Farias, e entregamos a ele uma cópia do material. Pedimos também para ter acesso ao livro de bordo do avião. A resposta veio em nota.

Sobre a existência no avião do caderno onde a tripulação relatava ocorrências de voos a nota diz: “A Noar Linhas Aéreas criou um registro auxiliar com a finalidade de apresentar impressões e percepções das tripulações acerca do funcionamento das aeronaves”.

A companhia ainda informa que todas as ocorrências foram solucionadas. Na nota distribuída neste domingo, a Anac diz que suspendeu as operações da empresa aérea Noar, depois de receber informações da imprensa de que a companhia estaria adotando práticas que podem ferir o Código Brasileiro Aeronáutico e as regras da própria Anac. Também neste domingo à tarde, o caderno original entregue anonimamente à imprensa foi encaminhado à Polícia Civil de Pernambuco, que investiga o caso.