Caçapavense conduziu a Tocha Olímpica!!!
Nesta quarta feira, 27, o atleta caçapavense Robson Paiva, foi um dos 32 condutores da Tocha Olímpica que passou pela cidade de Taubaté, a caminho do Rio de Janeiro, onde acontecerá a Olimpíada Rio 2016, de 5 a 21 de Agosto próximo.
Um dos patrocinadores oficiais das Olimpíadas do Rio de Janeiro, através de seu site na internet, fez uma promoção em todo o país, buscando encontrar pessoas com histórias de superação, para a condução da Tocha Olímpica, em determinados trechos de sua viagem pelo país.
Um amigo do Projeto Resgatando Vidas, Geison Gunnar, resolveu enviar a história do Professor de Jiu-Jitsu e Coordenador do Projeto Robson Paiva do Amparo, contando sua trajetória, repleta de eventos que hoje servem de exemplo para seus alunos e para a sociedade. Esta história foi uma das selecionadas e passaram a fazer parte do conteúdo do site do Banco.
No início deste ano, o Professor Robson recebeu um email do Bradesco, informando-o que seria um dos condutores da Tocha Olímpica, submetendo-o aos procedimentos padrão para este compromisso, que envolveram a confirmação de seus dados e história, entrevista pessoal e outros detalhes.
Neste mês de Abril pp, o Professor Robson recebeu a notícia, pelo Bradesco, da confirmação que seria um dos condutores da Tocha Olímpica, o que foi considerado pelo mesmo, como gratificante e resultado digno da história de superação por ele vivenciada.
O trecho percorrido, nesta quarta feira, 27, foi na Av. Amador Bueno da Veiga, Jardim Jaraguá em Taubaté onde, acompanhado de milhares de pessoas, o Prof. Robson, o trigésimo atleta a conduzir a Tocha Olímpica, deixou registrado um grande momento pessoal em sua vida, e na vida dos caçapavenses, pela honra recebida!
Neste mesmo dia, por volta das 19,30 horas, aconteceu na sede da Associação Resgatando Vidas CPV um encontro de apresentação da Tocha Olímpica aos caçapavenses, com a presença do Prefeito Henrique Rinco e demais autoridades, além do grande público que pode matar a curiosidade de ver a Tocha Olímpica de perto, até mesmo tocá-la. Na oportunidade, discursou o Prof. Robson, agradecendo o apoio de várias pessoas para que o ideal da entidade que dirige seja alcançado.
O evento contou com a colaboração de pais de alunos da Associação Resgatando Vidas CPV, cada qual doando um prato de salgado ou doce, para ser distribuído à garotada que, logo após, cercaram o Prof. Robson para fotos junto à Tocha Olímpica.
Sobre a Tocha Olímpica:
A Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus, sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. A Tocha Olímpica, com seu significado ancestral, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928, e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então. O percurso da Tocha Olímpica foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936.
Atualmente, a Tocha Olímpica é acessa vários meses antes da Olimpíada no local dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em Olímpia na Grécia. Onze mulheres, representando o papel de sacerdotisas, realizam uma cerimônia na qual a Tocha Olímpica é acendida pela luz do sol com seus raios concentrados por um espelho parabólico.
O revezamento da Tocha Olímpica termina um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. A última pessoa a levar a tocha é tradicionalmente mantida em segredo até o último momento e geralmente é uma celebridade esportiva do país anfitrião. Ela corre até a pira, geralmente colocada no topo de uma grande escadaria, e então a acende com o Fogo Olímpico. Depois disso, o Fogo Olímpico queima na pira até ser apagado na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos.
A prática moderna de mover a Tocha Olímpica através de um sistema de revezamento desde Olímpia até o local da Olimpíada começou nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936. Embora a maior parte do tempo a Tocha Olímpica esteja sendo levada por alguém correndo, ela tem sido transportada de várias formas. A Tocha Olímpica foi transportada de barco em 1948 para cruzar o Canal da Mancha, e foi levada de avião pela primeira vez em 1952 quando foi para Helsinque. Acender a pira olímpica depois do revezamento da tocha tem sido um dos eventos mais emocionantes dos Jogos Olímpicos
Acompanhe o revezamento da Tocha Olímpica em todas as cidades do Brasil