CAÇAPAVA e região

Caçapava tem uma das menores notas na Avaliação da Transparência Pública!!!

A Controladoria-Geral da União (CGU) acredita que a transparência é o melhor antídoto contra a corrupção e que funciona como mecanismo indutor de gestões públicas responsáveis e abertas à participação social. Por isso, a CGU tem desenvolvido avaliações da transparência nos entes públicos. Neste site é possível conhecer as avaliações já desenvolvidas pela Controladoria.

A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º é uma inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela CGU, onde ocorreu uma mudança para contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet). Nesta avaliação foram incorporados aspectos da transparência ativa como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outras. Com a aplicação da EBT como prática institucional, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e possibilitar o acompanhamento das ações implementadas por estados e municípios na promoção do acesso à informação.

Partindo daí, apurou-se, no período a classificação de várias cidades da RMVale, conforme segue:

 

Caçapava, junto com São José dos Campos, ostenta a menor nota entre os municípios da região, certamente escoradas em avaliações promovidas pelo governo municipal anterior, do ex-prefeito Fernando Diniz que, em várias situações denunciadas na imprensa local, tiveram seus números manipulados deliberadamente.

Em relação ao atual governo da prefeita Pétala Lacerda, que se aproxima dos 90 dias de administração do município, certamente os dados estão sendo tabulados e depois serão transferidos ao Portal da Transparência Municipal, situação que já sendo objeto de  acompanhamento por nosso jornal