CAÇAPAVA e região

Caçapava tem o segundo maior índice de risco de doenças!!!

aaedes aegypti possui o corpo preto com manchas brancasMinistério da Saúde apontou que 16 municípios do Vale do Paraíba e região estão com risco de surto ou em alerta para dengue, zika e chihungunya. As situação mais crítica, segundo o governo, é de Guaratinguetá com grau de risco de 7,4, Caçapava, com 7 e Aparecida, com 5.

A informação é de um levantamento divulgado na quinta-feira (7) após monitoramento para o Aedes aegypti, transmissor das doenças, em 5,1 mil municípios do país. Os resultados de 41 municípios da região constam neste levantamento, que foi feito de janeiro a 15 de março.

Os indicadores que apontam a situação de cada município têm como referência o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) – um dos indicadores para projetar uma possível epidemia. Municípios em risco têm índices acima de 4 – na prática, eles sinalizam que focos do mosquito foram encontrados em quatro ou mais imóveis a cada 100 fiscalizados.

Mesmo com o segundo grau de risco (7) de toda a região (41 municípios) de alerta para surto ou epidemia, não se tem notado nenhuma providência de maior amplitude por parte dos técnicos da vigilância epidemiológica de Caçapava, que continuam as visitas e contatos com a população, sem no entanto sinalizarem um campanha de maior volume, elencados financeiramente, disponibilizados com vistas ao atendimento de toda a população.

Aliás a falta de providências da Prefeitura de Caçapava, para maximizar o combate a esta situação, já é objeto, de longa data, de reclamações nas redes sociais, com alertas das preferências da atual administração municipal, em fazer festas e comemorações, em detrimento aos benefícios diretos à população. Lamentável!

Visando colaborar com a redução deste absurdo grau de risco 7 apresentado por Caçapava, o segundo de toda a região que compreende 41 municípios, o taiadaweb apresenta AQUI, o link destinado à prevenção relacionadas ao Aedes Aegypti, dengue, zika e chihungunya. Quaisquer outras dúvidas de nossos leitores, poderão ser consultadas diretamente no link acima citado.