CAÇAPAVA e região

Caçapava rumo á possível epidemia de dengue!!!

Dados do Ministério da Saúde apontam que 12 cidades do Vale do Paraíba e região bragantina estão em “situação de alerta” para dengue, zika e chikungunya. A avaliação é feita com base no novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018.

Segundo o órgão, as cidades com índices entre 1 e 3,9 na pesquisa estão em alerta para um surto das doenças causadas pelo mosquito. Isso significa que, a cada 100 casas pesquisadas, 3 tinham infestação de larvas.

As cidades em situação de alerta para os níveis de infestação são: Aparecida, Caçapava, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Ilhabela, Lorena, Pindamonhangaba, São Sebastião, Taubaté, Ubatuba e Vargem.

Mesmo assim, com todos estes alertas vindos do Ministério da Saúde, além e principalmente, dos reclamos da população, que a cada dia informa o surgimento de novos casos na cidade, a prefeitura de Caçapava não está tomando nenhuma das providências relacionadas à eliminação de eventuais criatórios, não está removendo entulhos e lixos espalhados por toda a área do município, o que acaba favorecendo o aumento dos índices de contaminados.

Mas, pior que a contaminação, é a falta de informação e quanto a isto, a prefeitura de Caçapava se esmera pois no site oficial, nem uma única palavra sobre o assunto nos últimos 30 dias.

Claro que um dos principais motivos da falta de informações e providências em relação à prevenção, tem a ver com a inexperiência política da secretária de saúde de Caçapava, que prefere se indispor com os munícipes quando recebe devidas críticas, do que preparar um bom plano de ataque aos criatórios do mosquito, à vacinação da população e principalmente da divulgação dos principais sintomas e dos devidos pré-tratamentos.

A abandono à população nestas horas de extremo perigo, só pode resultar em um agravamento nos índices de contaminação, inclusive, com riscos de morte.

Providências URGENTES! Chega de colocar dinheiro nos prédios particulares da estação de trem! A saúde da população tem que ser uma prioridade municipal!