CAÇAPAVA e região

Caçapava: quatro anos de obras paralisadas pelo prefeito Diniz!!!

Com a definição dos novos administradores da cidade que deverão assumir no próximo dia 1 de Janeiro de 2021, cumpre-nos oferecer à população, uma visão realista da atual situação das obras existentes pela cidade, que foram abandonadas pelo atual prefeito Fernando Diniz, resultando em prejuízos na qualidade de vida dos munícipes, pelo simples motivo do mesmo não querer valorizar obras de qualidade, em sua maioria projetadas e iniciadas pelo governo da gestão anterior, do sr. Henrique Rinco.

As obras paralisadas, constantes da relação abaixo, oferecem um verdadeiro mapas dos principais problemas do município, os quais podem ser equacionados a qualquer tempo, pelos novos dirigentes que assumem, breve, os destinos da cidade.

Vejam só:

  • Anel Viário de Caçapava, já com projeto pronto, planejado e detalhado pela equipe do então prefeito Henrique Rinco;
  • Village das Flores – bairro com ruas completamente detonadas, sem condição de trânsito de veículos e até mesmo de pedestres. O atual prefeito disse que só vai recuperar o bairro, se for reeleito.
  • Ginásio de Esportes – O atual prefeito abandonou a obra que, inclusive, já tem os recursos financeiros disponibilizados pelo ex-prefeito Henrique Rinco, desde 2016. Esta obra foi reiniciada 30 dias antes das eleições e paralisada de vez, após as eleições!
  • Centro Empresarial Industrial – Já dispõe de local, projeto e detalhamento de custos, preparado e divulgado pelo sr. Henrique Rinco. Tem que ser colocado em prática, favorecendo a oferta de empregos e a arrecadação municipal.
  • Centro Dia do Idoso – Obra pronta, faltando só a compra de móveis e utensílios e a contratação de mão de obra especializada. Esta obra está parada desde o final de 2016.
  • Creche da Piedade (Guamirim) – Outra obra iniciada pelo governo do prefeito anterior Henrique Rinco, que foi paralisada pelo atual prefeito Fernando Diniz, por falta de pagamento à construtora. Esta obra foi reiniciada 40 dias antes das eleições e paralisada de vez, após as eleições!
  • Esgotos da Vila Perinho – Obra com recursos financeiros já depositados na conta da prefeitura desde 2016, completamente abandonada pelo atual prefeito, sem quaisquer justificativas.
  • Jardim Panorama – Obra iniciada no governo do sr. Carlos Vilela e paralisada no governo de Henrique Rinco em função da péssima qualidade das obras, cuja construtora ainda foi multada na época. Quando assumiu o atual governo, Diniz mandou efetuar os pagamentos bloqueados da construtora, cancelou a multa imposta e acabou fazendo alguns remendos mal feitos, com funcionários da prefeitura. O bairro tem várias ruas irregulares e esburacadas, pela péssima qualidade das obras e dos reparos.
  • Prédios da Estação de Trem – recuperação civil dos prédios particulares da MRS Logística, reformados com dinheiro público, sem qualquer utilidade para o município, além de local para que sejam armazenados Papais Noéis e soldadinhos de plástico. A área também passou a servir de dormitório para os moradores de rua.
  • Centro de Especialidades Médicas – No Jardim Caçapava, esta importante obra, que viria a melhorar a saúde da população, agilizando o atendimento em duas especialidades médicas das mais importantes (ginecologia e oftalmologia), ficou abandonada pelo prefeito Diniz até o mês de Setembro de 2020, quando foi reiniciada,  e agora, paralisada novamente, na qualidade de obra eleitoreira, visto que começou antes e parou depois das eleições!
  • Museu do Automóvel – Os veículos do acervo de Roberto Lee foram estacionados em local do Centro Cultural, onde ocorrem fortes goteiras durante as chuvas, molhando os veículos e estragando peças importantes da coleção, sem que nenhuma providência seja tomada. O acervo foi praticamente escondido, com diminutas chances de ser visitado.
  • Escola Ruy Barbosa – Diniz diz que reformou as instalações no entanto, a reforma que ele fez, resumiu-se ao plantio de 8 árvores na calçada que, por falta de cuidados morreram e foram substituídas por outras, em situação idêntica. É mentira que foi feita reforma interna do prédio pois, para tal, depende de projeto aprovado pelo CONDEPAAHT.
  • Iluminação de rua em situação precária, com várias ruas de bairros apagadas, algumas já há mais de ano, ao contrário de poste de iluminação da Av. Cel Manoel Inocêncio, no centro da cidade, que se encontra acesa dia e noite, a mais de 4 meses e até esta data (18 Dez 2020).
  • Quadro de Funcionários: vários exemplos de funcionários concursados que não trabalham efetivamente;
  • Praças e jardins abandonados, exceção à Praça do São Roque (proximidades da casa do atual prefeito) e Praça da Matriz de São João Batista (que o prefeito frequenta com sua mulher)
  • Calçadões da região central, abandonados, com várias tampas de saída de água danificadas, prestes a causar acidentes de consequências imprevisíveis.
  • Ruas da região central, repleta de buracos sem manutenção.
  • Varrição e coleta de lixo urbano, com várias irregularidades, algumas ruas com coleta semanal, outras com duas coletas ao dia;
  • Várias obras de manutenção simples, foram efetuadas na região central, com vistas às eleições, com o consequente abandono dos bairros e periferia;

Claro que, por força das circunstâncias, deve ser feita uma auditoria em todas as áreas do município, principalmente em contratos de prestação de serviços, visto que dentre outros, foi realizado pela Prefeitura, poucos dias antes das eleições, um Recrutamento indevido de pessoal, efetuado no prédio do Panambier Bar, para trabalho em empresa de limpeza a ser contratada, mediante alegações de que as admissões de pessoal seriam feitas logo após as eleições. Esta situação tem que ser investigada visto que, além de eleitoreira, nenhuma licitação para este tipo de serviço foi publicada pela Prefeitura, não havendo, inclusive, tempo hábil para tais contratações.

Com tudo isto, podemos dizer, com garantias: arrecadou mais de R$ 1.3 bilhões de reais, não fez nenhuma obra própria do início ao fim do governo e terminou com uma monumental e inexplicável dívida de R$ 85 milhões de Reais, fora os precatórios não pagos!

Sugerimos à prefeita eleita sra Pétala Gonçalves Lacerda, que providencie, de imediato, uma AUDITORIA EM TODOS OS CONTRATOS efetivados pela administração do sr. Fernando Diniz, até mesmo sob risco de acabar se envolvendo com eventuais irregularidades!