Caçapava fecha 2013 com desempenho histórico na geração de empregos Caçapava fechou o ano de 2013 em segundo lugar na geração de empregos na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba). A informação é do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego, que mede mensalmente em todo território nacional a variação das contratações formais e faz comparação com as demissões no mesmo período.
Essa colocação de Caçapava em relação às demais cidades da região foi atingida pela primeira vez na história do município desde que o Caged passou a fazer, em 1992, a medição na fase atual. O saldo favorável ao município de Caçapava é de 1.139 empregos criados, levando-se em conta, como já definido, as demissões e admissões ao longo do ano.
Essa medição oficial mostra que Caçapava, desde o início do ano, apresentou bom desempenho na geração de novos postos de trabalho nunca antes atingido, ficando ora em terceiro, ora em segundo lugar durante a maior parte do ano. O ranking dos dez primeiros na geração de empregos em 2013, segundo levantamento do Caged, coloca os municípios na seguinte ordem: Pindamonhangaba (saldo de 1.235 novos postos de emprego), Caçapava (1.139), Guaratinguetá (1.069), Lorena (1.067), São José dos Campos (979), Cruzeiro (973), Santa Branca (718), Aparecida (444), Jambeiro (443) e São Sebastião (409).
O prefeito de Caçapava, Henrique Rinco (PSDB), não tem dúvida de que os números comprovam o esforço de seu governo em dar permanente suporte às empresas geradoras de empregos, da micro à maior de todas.
Prova disto é regulamentação da lei geral das micro e pequenas empresas, de sua iniciativa, e o empenho junto ao governo do estado para melhoria das estradas vicinais que levam aos grandes empreendimentos em construção, ao mesmo tempo em que permitirão, no futuro, melhor acesso dos trabalhadores aos locais de trabalho.
Paralelamente, Rinco acompanha o trabalho da secretaria da indústria, comércio e agricultura no esforço de atrair investidores para Caçapava, certo de que a vinda de novas empresas para o município vai contribuir para a melhoria de vida da população, além de possibilitar a construção de novos centros de capacitação dos trabalhadores locais.