Caçapava é referência no combate à Dengue no Vale!!!
A alta ocorrência de casos de Dengue em municípios vizinhos, conferiram a Caçapava o status de exemplo em ações de combate à dengue. Este ano, foram 7 os casos autóctones (contraídos no local), até quarta-feira, 4, segundo registros da vigilância epidemiológica da secretaria de saúde. O prefeito Henrique Rinco, desde que assumiu, destinou recursos além do previsto para campanhas de conscientização e prevenção quanto à necessidade de ficar em alerta permanente para detectar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da Dengue.
As principais ações da equipe da vigilância contra a doença são as visitas domiciliares espontâneas e por denúncias, distribuição de folhetos educativos em eventos, escolas, empresas, na rua e na praça da Bandeira, além de campanhas permanentes por rádio e na divulgação impressa. Também são realizadas palestras educativas quando solicitadas ou em datas específicas.
Dona Esther Rezende, moradora em Caçapava na Rua do Porto, ao atender a equipe de visitas domiciliares na quarta-feira, 4, demonstrou que toma todas as providências para eliminar possíveis criadouros do mosquito e faz questão de incentivar a vizinhança a fazer o mesmo. “Eu tive Dengue e quase morri, por isto procuro alertar pessoas para que não passem pelo que eu passei”, disse.
Em entrevista à Rádio Capital, na quarta-feira, 4, Rinco agradeceu pelo esforço da equipe no combate à Dengue e mais uma vez pediu à população para que faça sua parte no trabalho de prevenção. “O combate tem que ser constante e intenso”, disse.