Caçapava: a volta do golpe do falso sequestro!!!
Nesta manhã de segunda feira, 19, o editor chefe do www.taiadaweb.com.br, jcflores, recebeu uma ligação telefônica, vinda do aparelho de número 21989056157, ocasião em que um voz feminina, chorando desesperadamente, pedia ajuda ao pai, em função de ter sido assaltada e sequestrada, gritando que os bandidos iriam matá-la, etc e tal.
Neste momento, jcflores, perguntou à voz que chorava ao telefone, qual era o nome do cachorrinho dela, ocasião em que a ligação foi imediatamente interrompida!
Trata-se claro, de mais um flagrante de tentativa de extorsão praticada por malfeitores, certamente encarcerados, que se aproveitam do estado emocional das vítimas, escolhidas aleatoriamente, para aumentar-lhes a sensação de pânico, fazendo-as escutar, nitidamente,e a voz chorosa de um de seus familiares, e levando-as a cumprir as ordens do bandido, geralmente no sentido de providenciar transferências bancárias de valores cada vez mais elevados, para a conta de laranjas.
Golpe antigo e de grande repercussão no Brasil, ainda é muito utilizado pela facilidade com que os bandidos encontram vítimas que se assustam com o teatro montado para enganá-los, correndo para tomar as providências determinadas e incentivando, ainda mais, a continuidade deste tipo de crime.
Para não cair neste golpe:
* Em primeiro lugar, apesar da pressão psicológica que irá receber, procure manter a calma;
* Evite falar o nome do suposto seqüestrado e peça informações que confirmem se há realmente alguém feito de refém;
* Procure entrar em contato com a pessoa que alegam ter sido seqüestrado;
* Se não conseguir, pergunte algo que apenas aquela pessoa saberia responder (nome de um avô, do melhor amigo, nome do cachorro, etc).
E tenha consciência que em praticamente a totalidade dos casos é apenas um golpe que estão tentando aplicar para lhe extorquir dinheiro e quanto mais calmo conseguir se manter, mais rápido irá conseguir se livrar e desligar o telefone.