CAÇAPAVA e região

Buraco de bueiros surgidos no recapeamento, levam a acidentes imprevisíveis!!!

O malabarismo que os motoristas fazem, para escapar do desnível das tampas de bueiro em Caçapava, é uma constante, embora algumas ruas estejam passando por recapeamento que poderia corrigir, definitivamente o problema.

Parte de obras de esgoto ou de águas pluviais, nas ruas de Caçapava, formam buracos ou ficam muito altas, se tornando armadilhas para os condutores, que podem ter prejuízos incalculáveis com a suspensão de seus veículos, além do risco de tropeços, por parte de pedestres. Pior ainda para os motoqueiros, que transitam livremente e em alta velocidade pelas vias públicas e podem, de repente, criar acidentes de resultados imprevisíveis.

Esta semana, um condutor que pediu para não ser identificado, temendo represália das autoridades, denunciou que ao passar pela Rua Conego Rodovalho, em frente ao Tribunal de Pequenas Causas, emparelhado com outra moto, acabaram os dois caindo em dois buracos profundos ali existentes, ocasião em que só não aconteceu acidente de maior gravidade, em razão da perícia dos dois, já que o impacto foi muito forte, quase os jogando ao chão.

É preciso que os senhores vereadores, e até mesmo o Ministério Público interfiram, solicitando ao Prefeito Fernando Diniz, a urgente e imediata correção do problema, com vistas a evitar a ocorrência de acidente com gravidade, de reflexos aos cofres municipais.

Ao que consta, estes bueiros raramente são abertos e, caso necessitem de manutenção, a concessionária dos serviços de água e esgoto – Sabesp, possui um mapa da localização de todos os bueiros. Não há necessidade de, durante o recapeamento, deixarem de asfaltar também, o local das tampas de bueiros.

 

 

 

Já o motorista Antônio Ferreira teve o carro batido quando passou por uma tampa mais baixa que o asfalto. Ele relatou que é recorrente encontrar esses buracos em Boa Vista. “Pior de tudo é para os motoqueiros. Para nós, quebra o carro, mas eles podem se machucar mais”, criticou. Com o fluxo no trânsito, o motorista enfatizou que muitas vezes não tem como desviar e precisa cair no buraco para evitar um acidente.

Até nas calçadas há bueiros desnivelados que impedem a circulação de pedestres e cadeirantes (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

A solução para o problema é simples: estudar melhor a colocação da tampa durante a manutenção da rede ou quando realizar uma obra. Essa teoria defendida pelo engenheiro Marcus Duarte do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RR) diminuiria os danos causados no trânsito de Boa Vista, já que é responsabilidade dos órgãos que executam a operação na rede de esgoto ou águas pluviais.

“Isso é falta de cuidado porque basta passar uma linha de cada lado e saber qual nível que tem que ficar. Então tem que fazer um planejamento para ficar no mesmo nível”, relatou o engenheiro. O CREA não pode operar com fiscalizações nesse tipo de irregularidade, mas apontou que é possível que todos os bueiros que estão nessa situação podem ser nivelados conforme o asfalto.

CAERR – Por se tratar da rede de esgoto, a responsabilidade é da Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caerr), que informou por meio de nota, que em relação ao nivelamento do asfalto com as tampas de poços de visita, conhecidas popularmente como bueiros, existem duas situações distintas. 

“Nas ruas e avenidas com rede de esgoto antiga, nas quais a prefeitura realizou o recapeamento asfáltico, é de responsabilidade da Caerr fazer o nivelamento. A Companhia destaca que este ano já executou a substituição de 130 tampas de poços de visita, na capital, incluindo os casos em que há a necessidade de nivelamento do asfalto, com o recuo ou a elevação da tampa dos bueiros”, disse.

PREFEITURA – A equipe de reportagem procurou a Prefeitura de Boa Vista para saber se há alguma ação prevista para nivelamento da rede de água pluvial, mas não recebeu resposta até o fechamento da matéria. (A.P.L)

 

***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV

Gostou?

6
0

 

Está sem tempo para se informar agora?

Deixe seu nome e email e receba nosso conteúdo periodicamente

 
 
Hunt3r disse: Em 07/11/2018 às 11:35:03
“ESSA PRÁTICA DE QUEBRAR AS RUAS DE BOA VISTA É MUITO ANTIGA, E SEMPRE DEIXA ESSAS SEQUELAS! PELO VISTO ISSO NUNCA VAI MUDAR, POIS MESMO HOJE DEPOIS DE TANTO TEMPO QUANDO A DONA CAER PASSA QUEBRANDO E ARRUMANDO, NA PRIMEIRA CHUVA ELAS CEDEM E FICAM MINI VALAS! JOGAM ASFALTO QUENTE POR CIMA E CRIAM BURACOS, É FALTA DE VONTADE E CONHECIMENTO SÓ PODE ISSO!”

Falei e disse: Em 07/11/2018 às 08:32:13
“Bora nivelar o que está desnivelado dona CAER, além disso, bora também arrumar as ruas que vcs esculhambam para colocar esgotos.”

Ciella Yearwood disse: Em 07/11/2018 às 05:45:28
“Os Boavostenses estão com a língua seca de tanto reclamarem em tudo quanto é lugar sobre esses bueiros e até hoje nenhuma providência foi tomada. Tem uma bem famosa na Yeye Coelho no Jardim Floresta que me tira do sério toda vez que passo por lá. ”