Bombeiros de Caçapava promovem RCP em massa!!!
Com a presença do Maj Ex Freitas Almeida e do Cap PM Cafalchio, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Caçapava, Ten PM Guilherme Luiz deu início, na manhã desta quinta feira, 09, ao evento RCP em Massa, que contou com a participação de grande público, que aprendeu técnicas e manobras essenciais que devem ser praticadas quando a respiração e os batimentos cardíacos de alguém param subitamente. Isto se chama morte súbita e pode ter muitas causas: ataque cardíaco, overdose de drogas/medicamentos, envenenamento, eletrocussão, afogamento, engasgo ou trauma.
Explicou o Ten PM Guilherme que os principais objetivos do evento, consistiriam no aumento do número de pessoas em uma comunidade preparadas para realizar RCP por circunstantes pois, quanto mais pessoas souberem como fazer RCP, mais chances terão as vítimas de parada cardíaca súbita. A RCP realizada por circunstantes duplica a sobrevivência de paradas cardíacas extra-hospitalares;
O evento contou com a participação do SAMU, de soldados enfermeiros do 6º BIL amv, alunos dos cursos de graduação em Enfermagem e Farmácia da Faculdade Santo Antonio de Caçapava, e membros do Corpo de Bombeiros de Caçapava, que monitoraram e explicaram as etapas das operações, a grande público presente e com cêrca de 200 participantes diretamente nos treinamentos.
A morte súbita não se restringe a uma faixa etária nem a um lugar específico. Embora seja mais comum em idosos, pode ocorrer em crianças, adolescentes e adultos jovens. Quase 80% das paradas cardíacas súbitas acontecem em casa. Dessas vítimas, 92% não sobrevivem, frequentemente porque as pessoas próximas não tomam uma atitude e não iniciam a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Você pode ajudar a melhorar essas estatísticas através do aprendizado de habilidades simples de RCP.
A RCP, ou Ressuscitação Cardiopulmonar, é o procedimento mais importante numa situação de parada cardíaca. A RCP deve ser aplicada o mais rapidamente possível e mantida até a chegada de um desfibrilador. Numa cardíaca, a cada minuto a vítima perde cerca de 10% de chances de sobreviver. Se a vítima recebe RCP adequada, as chances de sobrevivência aumentam significativamente.