GERAL

Bolsonaro oficializa o Gen Mourão como vice!!!

bolmourãoDeixo de ser capitão e o general deixa de ser general. Nós passamos a ser a partir de agora soldados do nosso Brasil. Numa só bandeira verde amarela, vai nos mover para mudar o nosso país”.

Com essa frase, o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) oficializou na tarde deste domingo (5), em São Paulo, o nome do general Antonio Hamilton Martins Mourão como seu vice na corrida eleitoral. O anúncio foi feito durante a convenção nacional do PRTB, que abriu mão de ter candidatura própria para apoiar e compor a chapa do deputado federal.

Em seu primeiro discurso como candidato a vice, Mourão ressaltou a emoção que estava sentindo no momento. “Podem ter certeza que em 46 anos de vida militar, tive momentos da mais forte emoção, mas o que passo hoje ultrapassa tudo isso. Estamos juntos por um valor maior: o bem comum do povo brasileiro. A defesa da integridade do nosso território brasileiro. Ascendam pelos próprios méritos, não por esmolas”, discursou o militar da reserva. “Estou extremamente honrado e considero um privilégio. Vamos enfrentar tudo isso que nos perturba, a partir de um governo austero sem corrupção e com relacionamento republicando sem balcão de negócios com os outros poderes”, completou.

A escolha por Mourão encerra uma novela que envolveu vários nomes sobre quem seria o vice de Bolsonaro. Foram cotados outro general, Augusto Heleno (PRP), a advogada Janaina Paschoal (PSL), o herdeiro da família real Luiz Phillippe de Orleans e Bragança (PSL), o senador Magno Malta (PP) e até o astronauta Marcos Pontes (PSL).

Mourão foi membro do Alto Comando do Exército até passar para a reserva em fevereiro de 2018. Seu nome surgiu com força nos noticiários entre 2015 e 2017 quando, ainda no serviço ativo, criticou publicamente o governo de Dilma Rousseff (PT) e sugeriu uma intervenção militar no governo. Ele assumiu a presidência do Clube Militar e diz atualmente que os militares devem chegar ao poder por meio das urnas.

Neste ano, antes de ser oficializado como vice de Bolsonaro, ele assumiu papel de destaque na política ao organizar, por meio do Clube Militar, um curso a distância para membros das Forças Armadas que pretendem se candidatar às eleições. É esperada a candidatura de mais de 100 militares em 2018, a postos no Executivo e no Legislativo.