Embora não haja confirmação por parte das autoridades de saúde do município, corre à boca pequena que, na região central da cidade, particularmente na Av. Cel. Alcântara, Rua Cônego Rodovalho, Rua 14 de Abril, Rua Cel. José Guimarães (Rua do Sapo), Travessa Jaú e Jardim Julieta, já foram detectados cêrca de 9 casos de contaminação por dengue!
Tal fato, mesmo que não confirmado, deve ensejar um aumento das medidas preventivas por parte das autoridades, as quais, combinadas com a medidas de cooperação da população na eliminação de possíveis focos, criarão barreiras para eliminar, por completo, as perspectivas de contaminação, não só na citada área, quanto em toda a cidade!
Vale a pena relembrar:
Os sintomas de contaminação são: – Dores musculares e nas juntas; – Dor de cabeça e no fundo dos olhos; – Febre alta de início súbito; – Manchas vermelhas no corpo; – Falta de apetite; – Desânimo; – Às vezes, sangramentos de gengiva e nariz. No caso de dengue hemorrágica esses sintomas são associados a: – Queda brusca de temperatura; – Queda de pressão arterial; – Arroxeamento dos lábios e extremidades; – Sangramentos (pele, nariz, gengiva e aparelho digestivo); – Dor abdominal; – Alternância de sonolência e agitação.
Pessoas que apresentarem os sintomas acima devem procurar imediatamente um serviço de saúde.
Não existe vacina contra a dengue. Portanto, a única forma de prevenção é evitar água parada para que não haja a formação de criadouros do mosquito da dengue dentro de casa ou no local de trabalho: – Encha de areia os pratinhos de plantas; – Evite a planta aquática; – Não acumule entulhos e lixo; – Mantenha a piscina sempre tratada com cloro; – Retire a água acumulada das lajes; – Mantenha a lixeira sempre fechada; – Guarde pneus em lugares cobertos; – Guarde garrafas e baldes sempre virados para baixo; – Lave pelo menos duas vezes por semana, com água e sabão, os vasilhames onde é servida água para animais domésticos; – Mantenha bem tampados caixas e reservatórios de água; – Mantenha a tampa do vaso sanitário abaixada; – Se a caixa de descarga não tiver tampa, é necessário fechar com plástico e fita adesiva; Ao sair de casa, use tampas “abre-fecha” nos ralos internos ou cubra com tapetes ou objetos.
Considero o maior teatro tudo isso.
Nunca vi eles na zn. rural,desinfetando poças, tanques etc. Será porque é difícil? Perturbar o cidadão, em sua casa, é mais producente politicamente?
Então são 3 com a infestação de parasitas na Câmara….
JC!!!
Demorou!!!
Duas infestações no centro….
Mosquitos da Dengue e caramujos africanos…..
Está empesteado
Só é necessário manter tampas abaixadas dos vasos sanitários que nao são comumente utilizados. A larva do mosquito leva dias para eclodir e não horas!