GERAL

Após confusão, prefeitura de Ilhabela apresenta proposta financeira a comerciantes!!!

Após um grupo de comerciantes invadir o paço municipal e entrar em confronto com servidores na manhã desta sexta-feira (8), a prefeitura de Ilhabela apresentou uma proposta de auxílio financeiro aos empresários do arquipélago.

Após reunião interna, um grupo formado pelo secretário de Governo, Luiz Lobo, vereadores e comerciantes, se reuniu com o restante do grupo de empresários no auditório do paço municipal. Eles aguardavam os desdobramentos do encontro. Mais de 100 pessoas participaram da manifestação. Representando a prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha (PSD), o secretário Luiz Lobo afirmou que há um projeto de lei em andamento para auxílio aos comerciantes. Segundo ele, esse documento deve ser entregue à Câmara Municipal até o final desta sexta-feira (8).

Presente na manifestação, o presidente da Câmara, Marquinhos Guti, declarou que o PL precisa ser avaliado pela equipe de procuradores da Câmara Municipal antes de ser colocado em pauta para votação. O projeto prevê ajuda em pró-labore de R$ 1.045,00, auxílio no pagamento de cestas básicas aos funcionários e possibilidade de aquisição de voucher turístico para alguns segmentos do comércio.

A prefeitura não pode oferecer linha crédito para os empresários. Por isso, a ideia é firmar uma parceira com a empresa Sicoob, para que comerciantes possam adquirir empréstimos com juros acessíveis. Também está em estudo a possibilidade de pagamento de R$ 1.045,00 a funcionários dessas empresas. 

Por meio de nota, a prefeitura de Ilhabela informou que recebeu, na manhã dessa sexta-feira (8), representantes de empresários do município para esclarecer dúvidas e apresentar o Projeto de Lei que beneficiará a classe.

“Após a explanação do executivo e dos empresários ficou acordado que o PL seguirá para a Câmara para aprovação. Desde o início da pandemia, a prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha tem recebido os empresários e acolhido suas reivindicações. O parecer do jurídico sobre elas foi apresentado ontem e possibilitou a elaboração do atual projeto de lei”, diz a nota

Os manifestantes se concentraram em frente à prefeitura. A princípio, o objetivo era solicitar um diálogo com a prefeita, Gracinha (PSD), porém, alguns minutos depois, sem conseguir falar com a líder do executivo, o grupo invadiu o prédio.

Servidores tentaram conter os comerciantes, mas eles forçaram a passagem empurrando os agentes e conseguiram entrar. Alguns manifestantes entram em confronto com funcionários da prefeitura. Outras pessoas presentes separam a briga.

Os comerciantes entraram no auditório da prefeitura para aguardar um posicionamento da administração municipal. A Polícia Militar foi acionada e acompanhou o ato.