Apagão gera multa de R$ 6,5 mi à Bandeirante !!!
As multas foram aplicadas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) por conta das quedas bruscas de energia sem aviso prévio, que chegam a durar três [TXT]dias em algumas cidades e bairros da região.
Em São José, por exemplo, moradores da região norte ficaram quase 70 horas sem energia no último dia 7 após uma chuva forte que durou menos de uma hora.
Reflexo. Além de enfrentar o escuro, a maioria ficou sem água já que a queda de energia afeta o abastecimento. Muitos perderam alimentos e até fontes de renda.
Levantamento do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de São José mostra que o número de reclamações registradas contra a Bandeirante nos últimos três anos explodiu. Foram 62 reclamações em 2007 contra 250 no ano passado.
Somente esse ano, até o final de maio, 80 moradores recorreram ao órgão. As principais reclamações são por cobrança indevida, queda brusca de energia e perda de eletrodomésticos.
Mesmo com tanta reclamação, o problema parece estar longe de uma solução.
Após aplicar no ano passado uma multa de R$ 2,6 milhões à Bandeirante por quedas de energia que duram mais tempo que o limite máximo permitido por lei, a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado) encontrou este ano novos problemas na concessionária. A Arsesp é parceira da Aneel na fiscalização.
Os problemas foram identificados em duas fiscalizações –uma no setor de atendimento técnico e outra na qualidade do teleatendimento prestado aos usuários.
Em ambas as fiscalizações, foi emitido um Termo de Notificação, que antecede a aplicação de novas multas. Os problemas encontrados não foram divulgados porque a Bandeirante recorreu e sua manifestação ainda está sob análise.
“Houve um aumento grande no número de consumidores e não houve investimento compatível na geração e distribuição de energia. A tendência é que piore ainda mais”, afirmou Luís Otávio Mattos dos Reis, professor da área de energia elétrica da Unitau.
Críticas. Alvo constante de reclamação dos moradores, o serviço prestado pela Bandeirante foi criticado pelo prefeito de São José, Eduardo Cury (PSDB). Segundo ele, falta investimentos no setor.
“A energia em São José está caindo com mais frequência a cada dia”, afirmou Cury. Segundo ele, a prefeitura pediu um plano de enterramento da fiação que nunca foi entregue pela Bandeirante. “Vemos cada dia mais fios ligados aos postes. Na chuva, culpam a árvore. Mas nós vamos fazer o que? Cortar todas as árvores?”.
Multas. A multa aplicada no ano passado foi gerada porque faltou mais energia que o máximo permitido — seis horas mensais, em 11 municípios da região (veja quadro abaixo).
Outros R$ 3,8 milhões foram pagos pelo mesmo motivo por abatimento na conta dos moradores. Para conferir a compensação, é preciso ver na conta se o Dic (Duração de Interrupção por Unidade) Apurado é maior que o Dic Limite. Se sim, a empresa tem até 60 dias para a compensação.
A empresa não responde a questionamentos da imprensa, alegando que está em ‘período de silêncio’ em função de operações na Bolsa de Valores.
A distribuidora informou, por nota, que ‘empreendeu todos os esforços’ no último dia 7 para restabelecer a energia aos moradores de São José.
Segundo a empresa, o montante investido ano passado foi para a modernização ‘da rede protegida, poda de árvores próximas a rede elétrica e implantação de transferências automáticas de carga’.
“Preocupada em proporcionar o melhor da energia elétrica a seus clientes, a EDP Bandeirante investe sempre em modernidade, eficiência e alta tecnologia”, diz a nota.