Aldeias infantis SOS: direito de crianças e adolescentes!!!
Em Caçapava, o Programa da Aldeias Infantis SOS Brasil, foi oficialmente inaugurado no dia 22 de outubro de 2015, por iniciativa da Secretária de Cidadania e Assistência Social de Caçapava, sra. Maria Teresa Moreira Marcondes, que recebeu recomendações do trabalho desenvolvido pela Aldeias Infantis em Lorena.
Representantes da Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Caçapava procuraram a organização com o objetivo de ofertar um atendimento com mais qualidade às crianças, adolescentes e jovens em situação de acolhimento na cidade.
Até meados daquele ano, existia um único abrigo municipal, que estava sendo desativado, impulsionado que foi por uma ação civil pública face ao abandono do acolhimento existente na época na cidade.
O processo de transferência do abrigo para as Casas Lares foi gradativo e cuidadoso, realizado pela equipe da organização em parceria com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social,
Segundo o Coordenador do Aldeias Infantis SOS Caçapava, sr. Jorge Artur Dantas, o programa, ao completar o seu primeiro ano de atividades na cidade, conta com três Casas Lares (cada qual com tres mães sociais e 10 crianças), que acolheram, neste ano de 2016, cêrca de 29, de um total de 50 crianças, adolescentes e jovens, desde a época de sua criação em Caçapava, no ano de 2015. Também é de se registrar a ocorrência de 17 reintegrações familiares ocorridas, além de 4 adoções e 3 transferências de cidade no período.
Nesta sexta feira, 21, foi comemorado o primeiro ano de atividades da entidade em Caçapava, em evento que contou com a participação do Prefeito Henrique Rinco, da Secretária de Cidadia e Assistência Social Maria Teresa Moreira Marcondes, da Gestora Nacional do Aldias Infantis SOS Brasil sra. Sandra Greco da Fonseca, além de vários representantes da sociedade, principalmente as relacionadas às atividades da entidade em Caçapava. Após o evento, foi servido um delicioso café aos participantes.
Uma das principais funções nas Casas Lares, é a Mãe Social (Cuidadora Residente), profissão regulamentada, que trabalha para o desenvolvimento social de cada criança a ela confiada, proporcionando segurança, o amor, e a estabilidade que cada uma necessita. Essa profissional capacitada em cuidados infantis administra o lar com autonomia, dá orientação e respeita a origem familiar, as raízes culturais e a religião de cada uma. Cada núcleo familiar possui suas próprias características, ritmo e rotina.
A Aldeias Infantis SOS Brasil é uma organização humanitária sem fins lucrativos, que trabalho pelo direito das crianças, adolescentes e jovens a viver em família.
Criada em 1949 na Áustria, está presente hoje em 134 países e atua no Brasil desde 1967, onde desenvolve ações para previnir a perda do cuidado familiar, oferece alternativas de cuidado para crianças que foram separadas de suas famílias e promove aincidência política, buscando que o Estado gere condições necessárias para que estas crianças exerçam plenamente seus direitos..
Tem como MISSÃO, o apoio às crianças e famílias, ajudando a construir seu próprio futuro e participando no desenvolvimento de suas comunidades.
A Aldeias Infantis SOS Brasil, nestes últimos 50 anos, já atendeu mais de 120 mil pessoas e hoje, apóia diretamente cerca de 5 mil crianças, adolescentes e jovens, além de suas famílias, por meio de 24 programas em 12 estados e no Distrito Federal. Seu objetivo é integrá-los socialmente, oferecendo um ambiente familiar e uma formação sólida para alcançarem a vida autônoma.
A entidade, em Caçapava, aceita qualquer tipo de doação, bastando ser contatada no endereço Rua Capitão Carlos de Moura, 288 – Vila Pantaleão – CEP 12280-050 – Tel: (12) 3224-4162