Alckmin e Rinco assinam convênio para benefício da população !!!
Em visita à cidade de São José dos Campos nesse sábado, dia 8, o governador Geraldo Alckmin anunciou a publicação de edital para contratação de estudos e do projeto funcional para dois corredores intermunicipais de ônibus. A medida irá beneficiar a população dos municípios de Jacareí, São José dos Campos, Caçapava, Tremembé, Pindamonhagaba e Taubaté.
Na oportunidade, o Prefeito Henrique Rinco, assinou, juntamente com o Governador Geraldo Alckmin o convênio entre Estado e municípios por intermédio da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, que serve a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) que, dentre outras providencias, trata da criação em Caçapava, Jacareí, Guaratinguetá e Lorena, do Capes (Centro de Atendimento ao Passageiro Especial) que credencia os deficientes a viajar nos ônibus da EMTU, em qualquer trajeto, sem necessidade da retirada de carteirinha para esse fim nas empresas de ônibus, como era feito até agora!
Os novos corredores servirão como importante alternativa de mobilidade aos usuários da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN), que atualmente utilizam a rodovia Presidente Dutra como principal opção. “Hoje, estamos anunciando investimentos da EMTU e o corredor metropolitano que passará por São José, Caçapava e Taubaté”, comentou o governador.
O governador também autorizou o início de estudos para viabilização do corretor “BRT”, que interligará as cidades de Jacareí, São José dos Campos, Caçapava, Taubaté e Pindamonhangaba com um única linha metropolitana de ônibus.
BRT é uma sigla que em inglês significa ônibus em trânsito rápido (Bus Rapid Transit) e executa uma série de ações para eficiência em economia de tempo. “Rinco afirmou que as iniciativas anunciadas são importantes uma vez que há um fluxo muito grande de pessoas que diariamente transitam de uma cidade para outra nesse corredor. Estudos preliminares demonstraram que 45% dos deslocamentos de pessoas na RMVale são de uma para outra dessas cinco cidades. Os ônibus da EMBTU transportam 1,6 milhão de passageiros por dia na RMVale
Na data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o governador Geraldo Alckmin entregou, em São José dos Campos, a quarta carreta do programa Mulheres de Peito, iniciativa que tem o objetivo de ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames preventivos de mamografia.
Na ocasião, o governador ressaltou a importância da realização de exames para garantir a detecção precoce do câncer de mama. “O maior vilão da saúde das mulheres é o câncer de mama, que é uma doença curável, mas que precisa ser diagnosticada no início para ser tratada corretamente e rapidamente”, afirmou. “Pelo programa Mulheres de Peito não é preciso nem ter pedido médico. Se a mulher tiver algum indício de problema, já pode fazer os exames e, caso constatado qualquer problema, ela é encaminhada para o tratamento”, explicou.
O programa prevê a utilização de quatro carretas-móveis e um caminhão adaptado para percorrer os municípios paulistas, incluindo locais distantes onde o exame não é oferecido, para a realização gratuita do procedimento. A previsão é que, por meio das unidades móveis, cerca de 60 mil mamografias a mais sejam realizadas por ano. No total, o investimento do governo do Estado será de R$ 14 milhões.
As carretas onde os exames de mamografia serão realizados irão funcionar de segunda à sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h. O resultado sairá em até 48 horas após a realização do procedimento.
Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não haverá necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, mas deverão ter em mãos um pedido médico, que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.
Neste mês é a vez das aniversariantes de março agendarem a mamografia sem necessidade de pedido médico. Esta primeira fase do programa é destinada a quem nasceu em ano par, mas caso a mulher tenha nascido em ano ímpar e esteja há mais de dois anos sem fazer o exame, também poderá fazer o agendamento no mês de seu aniversário, ainda este ano.
As mulheres nascidas em ano ímpar e que realizaram o exame recentemente terão a oportunidade agendar a mamografia no próximo ano, também no mês do aniversário.