Aedes aegypti: 5.000 casas visitadas neste sábado!!!
Em Caçapava, um total mais de 5.000 casas foram visitadas por soldados do Exército e agentes da vigilância em saúde e controle de vetores no sábado, 13, no Dia Nacional da Mobilização para o Combate do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Imóveis desocupados (918) e abandonados (128) foram vistoriados.
Os moradores tiveram esclarecimentos sobre o combate aos focos de reprodução do mosquito. A ação preventiva também aconteceu em lugares de grandes concentrações, como a feira do mercado municipal, Praça da Bandeira e em outras regiões. Foram distribuídos mais de 15000 panfletos nos locais de maior concentração populacional de Caçapava, no período de 09 às 16 horas. O trabalho de conscientização também ocorreu em visitas de casa a casa, em variados bairros, tendo obtido uma abrangência de cerca de 5000 residências.
As visitas foram feitas depois da formatura dos soldados, comandados pela 12ª Bda Inf L (Amv), treinados especialmente para a mobilização. A ação foi uma parceria entre o Exército Brasileiro e a Secretaria de Saúde de Caçapava.
Na segunda-feira, 15, servidores da secretaria de saúde e militares participaram de mais um treinamento no 6º BIL (Batalhão de Infantaria Leve – Amv) para a próxima etapa do esforço concentrado contra o Aedes aegypti, que vai de hoje, 16, até sexta-feira, 19.
Nesta etapa, intitulada “Mutirão de Erradicação de Focos de Proliferação do Mosquito e Descontaminação”, os soldados e servidores vão orientar a população de áreas urbanas e de maiores riscos. As instruções foram dadas a 40 militares, 9 agentes de campo e 21 agentes comunitários de saúde.