“Acertos” entre prefeita e vereadores eleitos!!!
Tem havido por décadas nas cidades brasileiras, aí incluindo-se a nossa Caçapava, um costume já arraigado mas nada republicano; refiro-me aos “acertos” promovidos pelo(a) prefeito(a) eleito(a), antes das respectivas posses, o(a) qual convida os vereadores eleitos para uma reunião a portas fechadas, sem qualquer comunicação à mídia e aos munícipes, para tratarem de assuntos que lhes interessam.
O que parece ser uma iniciativa salutar à primeira vista, via de regra acaba por se revelar prejudicial ao serviço público e à população, pois essas reuniões, que deveriam servir para examinar e equacionar os principais problemas da cidade, na realidade têm servido para negociar cargos comissionados na Administração Municipal e outras benesses do Executivo para o Legislativo com a finalidade de obter-se a colaboração dos vereadores.
Ora, como sabido, as principais funções dos vereadores são as de legislar, fiscalizar os atos da Administração Municipal e a de julgar tanto o prefeito quanto vereador nos casos de infração administrativa ou de grave falta ética ou moral. Então, como poderá um vereador exercer livremente tão importantes funções se tiver feito acertos com o Poder Executivo para colocação de apaniguados em cargos comissionados, ou de ter sido oferecido a ele outras benesses?
Isso tudo vem a propósito da notícia do taiadaweb na edição do dia 28 último, de que na semana seguinte ao dia da eleição ter corrido a notícia de uma reunião promovida pela prefeita eleita com quase todos os vereadores eleitos. Como não teve acesso público, não sabemos o que de fato foi tratado; esperemos que não tenha sido para negociar cargos e, assim, afrouxar-se o exercício das funções dos vereadores. Que os participantes dessa reunião venham a público para relatarem o teor dos assuntos então conversados; de nossa parte, fiquemos todos atentos e de olho nos próximos passos dos eleitos.