CAÇAPAVA e região

A situação da segurança nas escolas da região

O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), esteve reunido durante a manhã desta quarta-feira (12) com autoridades das forças de segurança e Justiça, além de professores e diretores de escolas municipais. O objetivo do encontro foi esclarecer sobre as medidas aplicadas a fim de garantir a segurança nas instituições de ensino.

Entre as providências tomadas está o encaminhamento de alunos para atendimento psicológico, botão do pânico nas instituições de ensino e reforço na capacitação de vigilantes de uma empresa terceirizida para prestação do serviço.

Em Taubaté, a Guarda Civil Municipal realizou em março 1.390 rondas nas escolas do município, segundo balanço divulgado pela Prefeitura, o que representa um aumento de 49% sobre as ações desenvolvidas em fevereiro. As equipes da GCM realizam o acompanhamento e a movimentação escolar nos horários de entrada e saída dos estudantes, além de patrulhamentos ao longo do dia.

Em Caçapava, representantes da Secretária de Educação e o Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana, juntamente com as autoridades de segurança e vereadores da Comissão de Segurança e Educação, em reunião com a prefeita Pétala Lacerda, nesta quarta feira, 12, foram informados das medidas de segurança já em prática no município, conforme abaixo, não alertando, no entanto, sobre qualquer nova orientação ou providência relacionada.

Medidas já em prática no município de Caçapava

✅ 400 câmeras instaladas nas 34 unidades escolares, monitoradas 24 por empresa de segurança privada e conectada ao COI.
✅ As Diretoras tem acesso às imagens em tempo real por aplicativo de celular.
✅ Mais de 1200 rondas escolares ao ano realizada pela Guarda Municipal
*Estas rondas foram intensificadas desde o dia 10 de abril.
✅ Apoio a Polícia Militar por meio de pró-labore; à Polícia Civil com a cessão de funcionários para dar apoio administrativo.
✅ Ênfase em prevenção e orientação por meio do programa Cultura da Paz, que é realizado em toda a rede municipal de ensino com medidas de ordem prática e preventiva e também com a difusão de princípios, valores e condutas, em especial contra o bullying e preconceito
✅ As equipes gestoras das escolas recebem orientações de ordem prática para redobrar a segurança nas escolas.

Nas escolas particulares já se registram algumas providências individualizadas, relacionadas à segurança das instalações e principalmente dos alunos (melhor controle de entrada e saída, monitoramento por câmeras, acompanhamento de segurança privada, etc.

A temática municipal, requer certamente, análises elaboradas em consonânciadascom as autoridades regionais e estaduais, visando padronização de procedimentos para melhor operação custo-benefício, situação declarada pelo governador de SP Tarcísio de Freitas, que afirmou nesta terça-feira (11), que haverá contratação de psicólogos e seguranças desarmados para as escolas estaduais.