A semana de Chico Triste em SJCampos!!!
Diversas atividades vão homenagear o folclorista Chico Triste a partir da próxima segunda-feira (3), na casa de cultura que leva o seu nome, na Vila Tesouro, em São José dos Campos. Neste ano, a 14ª Semana Chico Triste tem como tema ‘No Ponteio da Viola’ e terá diversas atividades gratuitas.
Anualmente, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) realiza o evento em homenagem ao patrono do local com o objetivo de recordar sua figura e celebrar a cultura popular do Vale do Paraíba. Estão previstas apresentações teatrais, oficina literária e música ao som de viola caipira.
Perfil
Chico Triste era o apelido de Francisco Pereira da Silva, sergipano nascido em 5 de junho de 1918, que muito contribuiu para a cultura do Vale do Paraíba com suas crônicas e estudos sobre folclore.
Como jornalista, Chico Triste fundou o jornal “Valeparaibano”, foi editor do “Anuário Caçapavense”, fundador do semanário “Roteiro de Caçapava”, redator do jornal “Diário da Manhã”, cronista do jornal “Agora”, entre outros jornais, além de fundar a Biblioteca Pública Edgard Pontes, de Caçapava, e o Instituto Histórico e Geográfico de Ubatuba. Foi membro do Conselho Municipal de Cultura, da Sociedade Joseense de Cultura, da Comissão Paulista de Folclore da UNESCO (ONU) e da Associação Brasileira de Folclore. Chico Triste faleceu no dia 10 de março de 1981, em São José dos Campos.
Foi membro do Conselho Municipal de Cultura, da Sociedade Joseense de Cultura, da Comissão Paulista de Folclore da UNESCO (ONU) e da Associação Brasileira de Folclore. A Semana Chico Triste foi criada em 2005 e hoje faz parte do calendário de eventos oficiais de São José dos Campos.
Seo Chico era tio da Carminha, da Valéria e do César, todos Barbieri, amigos de infância que moravam aqui no meio de nossa lendária Rua 14 de Abril e era comum de se ver o lendário personagem, subindo ou descendo a rua, balançando o corpo, sem sequer se dar conta de que se transformaria, em futuro breve, numa das maiores personalidades da história de Caçapava.
Programação
Datas:
De segunda-feira (3) a sexta-feira (7): Exposição de violas confeccionadas pelos aprendizes da oficina de luteria da casa de cultura
Dia 3 (segunda-feira), às 19h: Encontro dos aprendizes da oficina de viola caipira, orientados por Ricardo Vieira
Dia 4 (terça-feira), às 9h: Oficina literária com o livro ‘Tuco – O Catador de Palavras’, de Miriam Cris
Dia 5 (quarta-feira), às 19h: Apresentação da Banda da Polícia Militar de São José dos Campos
Dia 6 (quinta-feira), às 19h30: ‘Caipiras Desde Cabral’, com Dedinho de Prosa (Circulação)
Dia 7 (sexta-feira, às 9h e às 14h: ‘A História do Boi Encantado’, com Cia. Griot (Circulação)
Dia 7 (sexta-feira), às 19h: Café comunitário e encontro de violas, violeiros e luthiers, sob a coordenação de Tina Lemos, Benê e Fátima Santos
Local: Casa de Cultura Chico Triste, rua Milton Cruz, s/nº, Vila Tesouro, região leste de São José dos Campos
Contato: (12) 3929-7559
Atividades gratuitas