A revitalização do parque aquático do Clube Jequitibá!!!
Nossa reportagem esteve no Clube Jequitibá de Caçapava, ocasião em que fomos recebidos pelo seu presidente João Carlos Matarezi e conselheiro João Carlos de Siqueira Marcondes, oportunidade em que nos foi apresentado, o plano de revitalização do parque aquático, situação que tem em vista a segurança e o bem estar dos associados, apoiados em vistoria técnica ali efetuada, cujos resultados são:
- detectadas 7 rachaduras com comprimentos superiores a 2 metros cada. Todas apresentam infiltração de água;
- Os 2 ralos de saída de água para os filtros estão totalmente obstruídos e foram concretados. A piscina estava funcionando sem ralo;
- O revestimento de pastilha e azulejo possui muitas pontas e saliências devido ao desgaste, que já causaram ferimentos a associados.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- A piscina foi construída em 1959, estando com 60 anos de atividade. Durante esse período foram efetuados somente alguns reparos e troca da tubulação externa.
- Já ocorreram 2 acidentes fatais na parte profunda da piscina.
- Atendimento definitivo às normas legais, com adequação à legislação técnica e autoridade sanitária. Todas as piscinas do Estado de São Paulo já efetuaram as adequações necessárias.
Desta forma, iniciou-se a revitalização, (com previsão de finalização das obras em quatro meses), visando alcançar os seguintes objetivos, além, claro de satisfazer a legislação atual que regula o assunto:
- Melhoria quanto à segurança. A piscina terá uma profundidade uniforme e padrão. Recentemente houve um problema na parte mais profunda da piscina (4,5 m) que poderia ter ocorrido um acidente fatal com dois associados;
- Os ralos atuais que conduzem a água para os filtros estão totalmente obstruídos e necessitam substituição de maneira correta, com sistemas anti aprisionamento. Adaptamos um sistema provisório na parede da piscina, que não atende as normas, podendo ocorrer interdição da piscina;
- Alguns azulejos apresentaram desgaste e possuem saliências que geraram ferimentos a usuários. Já houve caso de interdição em um clube da região, devido a esse problema.
- Aumento de 60% de sua área útil, para maior e melhor utilização da piscina, grande economia do volume de água, na ordem de 400.000 litros, além da redução de custos quanto aos produtos de tratamento e limpeza, estimado em R$ 2.000,00 por mês.
- Possibilidade de ampliação no atendimento de maior número de alunos nas aulas de natação. A obra prevê a utilização de materiais de última geração, que possibilitará no futuro, a instalação de um sistema de aquecimento por energia solar e iluminação.
O Clube Jequitibá, foi inaugurado em 1959, pelo sr. José de Noronha Ferraz (Nhozinho Ferraz), e de lá para cá, transformou-se em excelente investimento para famílias locais, visto a quantidade de opções de lazer e esporte, como por exemplo, natação, quadra de squash, academia de ginástica e musculação, quadras de tênis e futebol de salão, ginásio coberto, bar/restaurante, salão de festas, pistas de dança, tudo isto monitorado e com segurança.
Essa revitalização vem sendo discutida desde 2017, ocasião em que o projeto foi iniciado pelo Presidente da Diretoria anterior, que encaminhou ao Conselho Deliberativo para execução, com o respectivo orçamento, mas não houve a possibilidade de realização naquele momento, devido a outras obras sendo executadas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀