A morte de Og Pozzoli!!!
Notícia absolutamente triste para a comunidade antigomobilista no país e no exterior, a morte de Og Pozzoli, abre uma lacuna no meio, que dificilmente será preenchida, visto ser considerado um dos maiores colecionadores de veículos antigos do país e até do mundo! Uma lastimável perda para toda a sociedade brasileira!
Pioneiro, no antigomobilismo, junto com Eduardo A. Matarazzo e Roberto Lee, Og Pozzoli, natural do Rio de Janeiro, foi criado em Natal e se mudou para São Paulo em 1956, aos 26 anos. Em 1958, um Lincoln Continental 1948 inaugurou a coleção, que até a última contagem reunia 170 veículos.
Seu acervo é considerado um dos 10 melhores do mundo graças a raridades como as duas Fiat Jardineira, uma de 1912 e outra de 1914. Esta última, única no mundo, despertou a cobiça de Gianni Agnelli (1921- 2013) quando, então presidente da Fiat, visitava o Brasil para a instalação da fabricante italiana por aqui. A fortuna oferecida pela Jardineira não convenceu Og, cujo amor pelos seus carros o impedia de comercializá-los.
Og é economista de formação, empresário de profissão, mas a história é sua paixão e o carro, a desculpa para contá-la. Todos os veículos são originais e, muito bem cuidados, parecem ter saído da linha de montagem. Alguns são únicos no mundo, enquanto outros pertenceram a presidentes da República, governadores, industriais ou personalidades do século 20. Ele mesmo deu carona para o papa João Paulo II, para o atual imperador Akihito e a imperatriz Michiko, do Japão, e emprestou o Packard Limousine Imperator 1940 para O Beijo da Mulher Aranha, filme de Hector Babenco com Sonia Braga.
Na vida de antigomobilista, Og já viveu momentos importantes, como dirigir o Chrysler Imperial 1920 que conduziu o papa João Paulo II em sua primeira visita ao Brasil. Na comemoração dos 70 anos da imigração japonesa, o imperador Akihito e a imperatriz Michiko vieram para cá. Enquanto acenavam nas ruas, quem dirigia era Og. Nas quase seis décadas de antigomobilismo, colecionou inúmeros prêmios.
O velório de Og Pozzoli será amanhã, 18, no Cemitério Memorial Bosque da Paz, entre 08:00 hs e 15:00 hs, quando será cremado. Rua Ifema, 850 Vargem Grande Paulista Km. 43 da Raposo Tavares