CAÇAPAVA e região

A morte de dona Lourdes Mesquita!!!

lourdesLamentamos informar a morte, ocorrida nesta madrugada, de dona Lourdes Mesquita de Siqueira, iminente figura da sociedade caçapavense, que presidiu, por muitos anos, a Academia Caçapavense de Letras e o Centro de Convivência da Terceira Idade Viva a Vida, entidade que reúne a velha e boa guarda caçapavense, em torno de nobres ideais.

Foi também, durante muitos anos, a responsável pela Biblioteca do Instituto de Tecnologia Aeronáutica – ITA, em São José dos Campos, onde propos, em 1965, a criação de um curso de Informação em Tecnologia e Estrutura do Trabalho Científico, atuando ainda como professora do citado curso, até sua aposentadoria em 1991.

Dona Lourdes foi casada com o sr. Ary Telles de Siqueira, e deixa os filhos Antonio Carlos, Paulo Cesar e Luiz Eduardo, além de netos e bisnetos, e viveu, durante quase toda a vida, em sua casa na região central da cidade. Foi também a autora do livro “Envelhecer Vivendo” (JAC Editora), lançado em 1993, onde conta um pouco de sua história: uma mulher que, na década de 1950, época em que ser dona de casa era natural na sociedade, dispôs-se a cursar a faculdade de Biblioteconomia na USP e a encarar o dilema enfrentado por mulheres do mundo todo: conciliar carreira e maternidade.

Aposentada, ainda foi presidente do Rotary Club da cidade, entre 2005 e 2006; fundadora da Associação Caçapavense de Letras, de 2007 a 2013; e, desde 1991, é responsável pelo Centro de Convivência da Terceira Idade “Viva a Vida”.  “Vejo que há uma rejeição da sociedade em relação ao idoso. Trabalho para que eles não se deixem abalar e continuem se exercitando física e mentalmente. E, principalmente, nunca deixem de sonhar e de realizar”, afirmou.

O corpo está sendo velado no Velório Municipal de Caçapava e o sepultamento ocorrerá nesta data, às 16 horas, no Cemitério Municipal de São João Batista em Caçapava.

Á família enlutada, apresentamos nossos mais sinceros pesames.