A festa de Corpus Christi em Caçapava !!!

A celebração do Corpus Christi, deve reunir cerca de 10 mil pessoas nas ruas do município no dia 7, quinta-feira. 

A procissão começa a partir das 17h. Sairá do Santuário Santo Antônio e seguirá até a Igreja Matriz de São João Batista, onde recebe uma benção e de lá vai em direção à Igreja de São Benedito / Campo do Padre, onde haverá missa campal solene, celebrada pelo Padre Kleber Rodrigues da Silva, pároco da Igreja São José Operário.

Para confeccionar os cerca de três quilômetros de tapetes coloridos, cerca de 1.500 voluntários trabalharão durante toda a noite. Serão utilizadas 84 toneladas de areia, tingidas com tintas concentradas.

A partir das 21h do dia 6 de junho, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana, vai interditar as ruas. A partir deste horário, começam os trabalhos dos voluntários que terminam nas primeiras horas da manhã. Os tapetes ficam expostos durante todo o dia 7, até as 17h, quando terá início a procissão.

Curiosidades da festa de Corpus Christi
Nos bons tempos, os enfeites começavam na noite de quarta-feira e seguiam, madrugada adentro, até quase na hora da procissão. Algumas residências das proximidades ofereciam cafézinho, chocolate e até mesmo uma cachacinha para os voluntários aguentarem o frio da madrugada!
Também naquela época, não se usavam os gabaritos hoje utilizados, preenchidos rápidamente pelos voluntários, fazendo com que as atividades, iniciadas por volta de 21 horas, já se encerrem práticamente no mesmo dia, tirando o romantismo da participação de jovens e adultos em árduo trabalho de movimentação de flores e detalhados enfeites artezanalmente construídos a cada esquina, que proporcionavam a apropriada confraternização apregoada pela igreja à época!
Algumas esquinas, por onde passaria a procissão, eram muito disputadas por artistas caçapavenses, que faziam ali, lindos enfeites relacionados à comemoração. A esquina onde se localiza o Clube Recreativo e Literário Jequitibá, na Praça da Bandeira, (atualmente uma loja de venda de sapatos), representava a maior das conquistas individuais e a que dava melhor visibilidade ao trabalho dos artistas!