A Cultura Racional, do lendário Tim Maia !!!
Somente aquela turminha boa lá dos anos 70, deverá se lembrar, com saudades, da Cultura Racional – Universo em Desencanto, filosofia adotada pelo grande Tim Maia, que passou a difundi-la nos meios de comunicação, além de participar de várias caminhadas dos adeptos, com a finalidade de “aumentar o rebanho”!
Após a publicação do livro Universo em Desencanto em meados da década de 1930, o movimento religioso persistiu nas décadas posteriores, tendo mudado sua sede, do Méier para Jacarepágua, depois para Belford-Roxo onde foi erguido o Palácio da Cultura Racional .
Na década de 1970 a Cultura Racional mudou-se para a atual sede, em Nova Iguaçu, onde se encontra até hoje. Nesse período, o movimento religioso começou a ser frequentado por alguns artistas, dentre os quais estava o fantástico Tim Maia, que deu grande visibilidade a seita , fazendo-a viver o seu auge. Enquanto esteve na Cultura Racional, o cantor gravou dois álbuns que anos mais tarde se tornariam um grande sucesso de crítica chamados Tim Maia Racional.
O fundador da seita, Manoel Jacintho Coelho, morreu em 1991, e desde então a Cultura Racional é dirigida por uma de suas filhas.
Para matar a saudade, do Tim e não da Cultura Racional, um brinde a nossos leitores: