A chegada da magia do Natal na Praça da Bandeira!!!
Até o último dia do mês de novembro passado, a única comemoração de natal prevista para a Praça da Bandeira, resumia-se a alguns elementos triangulares iluminados, que estavam sendo disponibilizados mediante, segundo constou, o patrocínio pessoal e/ou comercial, com a qual se adquiria o direito de colocar o nome do patrocinado, logo abaixo do elemento.
Em 01 de Dezembro, o taiadaweb publicou a matéria sobre o sumiço da árvore de natal reportando sobre a construção de uma árvore de natal gigante, que foi instalada sobre os jatos dágua da Fonte Luminosa, à qual, em conjunto como outros elementos, viriam a abrilhantar os festejos natalinos, durante os quatro anos do governo do ex-prefeito Henrique Rinco, que autorizou a construção de uma única árvore de natal, por funcionários da própria prefeitura, visando reduzir os custos pagos pela administração anterior à sua, com o aluguel, por apenas dois meses por ano, à preços altíssimos.
Pois bem, a divulgação do sumiço da árvore de natal feita pelo ex-prefeito Rinco, acabou despertando a atenção dos munícipes que, através das redes sociais, iniciaram fortes protestos, reclamando da falta dos enfeites natalinos habituais, como a Casa do Papai Noel e também a árvore de natal sumida!
Depois de tres dias de muita reclamação dos munícipes, a prefeitura enfim resolveu mudar a pífia programação, mandando avisar, através da mídia, que iria fazer uma árvore de natal gigante e que as demais etapas de novas comemorações natalinas, seriam comunicadas até a “próxima sexta feira” dia 8, sinalizando exatamente, que, de fato, não estava programada nenhum outro tipo de comemoração na Praça da Bandeira.
No dia 09 (sábado) foram enfim entregues aos munícipes, com a chegada do Papai Noel e a inauguração de uma outra (e nova) árvore de natal, de projeto muito parecido com a original, que ainda está sumida, além da participação do Coral Municipal que alegrou a festa.
Não podemos negar que ficou uma festa muito bonita, aos moldes da esperada pela população caçapavense e que, só teve prejuízo de público, em razão da demora da prefeitura em decidir pela instalação da árvore de natal, casa do Papai Noel e outras atrações, como de fato ocorreu!
Em razão também, da falta de planejamento dos administradores municipais, esqueceram de contratar os banheiros químicos, vitais para a realização de uma festa deste nível, com vistas a atender a população que de outros bairros, que compareceu ao evento. Claro que era de esperar que, com um planejamento inesperado como este, era de se supor que alguma falha deveria ocorrer.
Mas, apesar da tentativa de se camuflarem as inconstâncias existentes na Praça da Bandeira, com seu miolo razoávelmente bem iluminado, em suas extremidades era visível a falta de várias lâmpadas de iluminação pública sendo que, por exemplo, ao lado da Caixa Economica Federal, a escuridão era um desafio aos munícipes presentes.
Claro que o razoável sucesso da festa, não invalida a necessidade de se investigar o sumiço da antiga árvore de natal (foto ao lado), que era patrimônio público e não poderia, a exemplo de um veículo avariado, ser simplesmente jogada ao lixo, por razões documentais.
Se estragou tem que ter laudo periciado por profissional competente e, mesmo assim tem que seguir os ditames da lei.
O sumiço desta árvore de natal, está nos parecendo aquela ocorrência relacionada ao sumiço do portão do Centro Cultural, fato que, tão logo foi denunciado pelo taiadaweb, acabou fazendo com que o portão fosse recuperado (havia sido doado?!) sem quaisquer documentações, encontrando-se hoje, por mera birra, depositado nos fundos do Centro Cultural jogado no meio do mato, com a finalidade óbvia de que se estrague por completo!