A bola da vez !!!
Nasceu em Maadi, um subúrbio do Cairo, Egito, e teve aparentemente uma mocidade estudiosa. Seu pai, Mohammed Rabie al-Zawahiri, era um farmacêutico e um professor que vinha de uma grande família de doutores e estudiosos, enquanto a mãe, Umayma Azzam veio de um rico e elegante clã.
Ele tem 60 anos, é médico, com grau de especialização em cirurgia ganho em 1978. Em 1979 ingessou na Jihad islâmica. Nos anos 80 foi para o Afeganistão, entrou para a resistência dos mujahideens contra a ocupação da União soviética, e conheceu Osama Bin Laden, que estava dirigindo uma base para mujahideens chamada Maktab al-Khadamat.
Em 1990 voltou ao Egito atuando em atos terroristas. Em 1997 foi considerado o responsável pela matança de 62 turistas estrangeiros na povoação egípcia de Luxor. Foi condenado a morte por um tribunal militar egípcio.
Em 1998, emitiu com Osama bin Laden uma fatwa conjunta intitulada “Frente Islâmica Mundial contra Judeus e Cruzados”, que foi um passo importante para ampliar os seus conflitos a uma escala mundial. Em Dezembro de 2001, publicou o livro Cavaleiros Debaixo da Bandeira do Profeta que esboça a ideologia da Al-Qaeda.
Depois da invasão norteamericana no Afeganistão, o paradeiro de al-Zawahiri é desconhecido. Parece provável que ele ficou com Bin Laden na região fronteiriça do Afeganistão com o Paquistão. Em dezembro de 2001 ataques aéreos americanos contra um complexo de cavernas perto de Jalalabad mataram-lhe a esposa e três filhos. Essa é a “capivara” do próximo bandido de peso da Al_Qaeda a ser morto pela CIA!