São José dos Campos decreta Epidemia de Dengue !!!
Com 762 casos de dengue confirmados em 2015, São José dos Campos decretou epidemia da doença nesta quarta-feira (18). Ao todo, são 615 casos contraídos no município e 147 importados de outras cidades. A última epidemia da doença no município foi em 2011.
De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Roitberg, com o decreto de epidemia a cidade pode agilizar o diagnóstico e tratamento da doença.
“O exame de sangue para sorologia passa a ser desnecessário. O quadro clínico é mais importante. Se a cidade está em epidemia é desnecessário fazer exame de sangue. Se tem os sintomas (da doença), o médico deve tratar imediatamente sem necessidade do exame de sangue, o tratamento é imediato”, disse.
Além disso, o secretário informou que irá disponibilizar nos próximos dias um novo aparelho para identificar com mais agilidade a gravidade da doença nos pacientes. Ao todo, são sete equipamentos que devem estar disponíveis em até 15 dias.
“Estamos fornecendo às unidades de pronto-atendimento, hospital municipal e pronto-socorro um equipamento novo em que o médico pode saber na hora a gravidade da doença, com uma gotinha de sangue. É uma nova tecnologia que está sendo disponibilizada”, afirmou.
O secretário informou ainda que a prefeitura deve reforçar as ações de combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue. O Centro continua sendo a região com mais casos na cidade.
Multa
Nesta semana, entrou em vigor a lei que amplia o rigor no combate aos focos do moquisto. Com a nova lei, a fiscalização pode aplicar punições mais severas para proprietários que impeçam a vistoria de imóveis pelos agentes de combate à dengue. As multas variam de R$ 98,30 até R$ 98,3 mil.
A medida também prevê que moradores que sejam flagrados com focos de dengue em casa sejam multados. As regras abrangem a manutenção de empresas, floriculturas, cemitérios e outros estabelecimentos que serão vistoriados por agentes da prefeitura.