CAÇAPAVA e região

O IDECA na busca de soluções para Caçapava !!!

DSCN0251Na segunda feira, 9, foi organizada pelo IDECA e realizada na Associação Comercial de Caçapava  uma reunião destinada a mostrar como a ferramenta terceiro setor pode atuar no sentido de oferecer soluções modernas e inovadoras ao complexo de necessidades públicas municipais. Desta forma foram discutidos tres assuntos adiante descritos, os quais se transformaram, à partir daí, em um ciclo de decisões decorrentes do debate envolvendo os principais segmentos da sociedade envolvidos com cada um deles!

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

O Sr Fernando Carvalho presidente do IDECA, iniciou fazendo uma breve explanação referente ao cenário atual de energia do país, onde se prevê aumentos que podem chagar a até 60%, sobre a nova legislação que transfere a responsabilidade da manutenção, modernização e expansão da rede para os municípios além do risco de racionamento que o país vem sofrendo, tudo isto mostra a importância em se buscar alternativas de economia de energia e recursos.
Foi colocado também a importância em se modernizar a iluminação pública, pois além dos ganhos econômicos ainda se tem o aumento da segurança pública devido a uma melhor qualidade de iluminação, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida da população.
Na sequencia o Sr Takashi Yamauchi descreveu o modelo a ser adotado, suas peculiaridades, as legislações que dão suporte ao que está sendo proposto e os passos que devem ser seguidos.
A idéia da reunião não foi a de apresentar tecnologias hoje disponíveis, mais sim mostrar como o projeto pode ser estruturado sem que isto gere ônus ao caixa da prefeitura, através da utilização de renuncias fiscais das empresas presentes no município, gerando o benefício não somente para a Iluminação Pública, mas para as próprias empresas. Para tanto, acertou-se que deverá ser efetuado termo de parceria junto a prefeitura e associação comercial para darmos sequencia ao assunto.
Registrou-se a presença do Dr. Anthero, Chefe de Gabinete, representando o Prefeito Henrique Rinco, do sr. Marco Antonio Chagas da Silva, Assessor do prefeito Rinco, do secretário de Obras Sr. Darci Simão, Sr. Wilson ferrari, da Ace, Gen Mario Antunes, do Conselho Municipal de Mobilidade de Caçapava, Major Batista, representando o Gen. Rolemberg Ferreira da Cunha CMT da 12ª Divisião de Infantaria Aeromóvel, sr. Davi, representando a Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana, Sr. Takashi Yamauchi e Takashi Yamauchi Filho, da empresa Apto, Sr. Fernando Carvalho Presidente do IDECA e dos srs. Paulo Rubens Alves e Mauricio de Queiroz, membros do IDECA..

  A Fábrica da FAÉ

Foi feita, pelo sr. Luciano Porfírio, da empresa Soma, (empresa brasileira, fundada em 2001, que atua nas áreas ambiental, industrial e de higiene ocupacional, fornecendo serviços analíticos laboratoriais e consultoria nos segmentos industriais e ambientais.) explanação bastante detalhada de toda a situação que envolve os restos da fábrica da Faé em Caçapava, particularmente no que diz respeito aos resíduos tóxicos ali abandonados, de forma aleatória, sem quaisquer segurança para o meio ambiente, em área totalmente aberta e sem qualquer isolamento que possa evitar a entrada de animais (gado, cães e outros animais) e seres humanos (já foram detectados indícios).

DSC05644Os resíduos ali abandonados, em montante ainda não totalmente apurado, segundo o sr. Luciano, são de extrema toxidade e vêm comprometendo o meio ambiente há bastante tempo, sendo que nenhuma providência está sendo tomada pelas autoridades.

Após amplo debate, que contou com representantes da prefeitura de Caçapava, da Cetesb, da sociedade local e do Ministério Público, ficando acertado que cada qual deverá se pronunciar em relação ao assunto,  ensejando a criação de um grupo, que analizará as providências imediatas, com vistas ao acionamento das responsabilidades para, num primeiro momento, serem tomadas as providências de isolamento da área e, em seguida, definir-se os critérios que deverão ser utilizados para a anulação dos efeitos tóxicos ali presentes e, se possível, pensar-se na recuperação da área!

Presença do Dr. Anthero, Chefe de Gabinete, representando o Prefeito Henrique Rinco, sr. Marco Watanabe Secretário de Indústria e Comércio de Caçapava, do sr. Marco Antonio Chagas da Silva, assessor do prefeito Rinco, Dra. Caroline Santos representado o Ministério Público GAEMA, Sr. Luciano Porfírio e sr. Gilberto Candido, da empresa SOMA Ambiental, Secretário de Obras Sr. Darci Simão, Sr. Wilson Ferrari Presidente da Ace, Gen Mario Antunes, do Conselho Municipal de Mobilidade de Caçapava, Major Lino Guilherme Costa Jordão, representando o Gen. Rolemberg Ferreira da Cunha CMT da 12ª Divisião de Infantaria Aeromóvel, srs. Marcus Vinicius Cunha e Marco Esper, da CETESB, representantes da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, e Defesa e Mobilidade Urbana, sr. Takashi Yamuchi e Takashi Yamauchi Filho da empresa Apto, sr. Fernando Carvalho Presidente do IDECA, e dos srs. Paulo Rubens Alves e Mauricio de Queiroz, membros do IDECA.

O Centro de Referencia de Saúde

DSCN0267O Sr. Takashi apresentou projeto de viabilização do Centro de Referencia de Saúde de Caçapava, que se inicia como uma nova base de atuação na área de saúde para atender os municípios de Caçapava, Vale do Paraíba, Litoral Norte e Sul de Minas Gerais, com a construção de um hospital de referencia, com atendimento ambulatorial, até cirurgias de alta complexidade e transplantes, em área institucional junto ao Aerovale, através de moderno projeto arquitetônico, dotado de sala em cúpula, especialmente destinada ao acompanhamento e treinamento por estudantes das áreas de saúde, dos procedimentos técnicos de retirada e implantação dos órgãos. Este hospital realizará atendimentos inclusive pelo SUS.

Numa reunião de cerca de duas horas, onde aflorou uma série de questionamentos, ficou perfeitamente demonstrada a necessidade de amplo debate pela classe dos profissionais de saúde da cidade e da região, que se constituirá de um sistema de trabalho inédito que visa inicialmente:

– estruturar um projeto de saúde para Caçapava        

– conceber o projeto do hospital             

– implantação de um programa melhoria saúde                     

– implantação do hospital

Ficou acertada a participação da diretoria do IDECA, na próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde, para que sejam feitos os esclarecimentos que forem necessários em relação ao assunto, já estando marcada a data da próxima reunião que tratará do tema, já com a participação de um maior número de profissionais da área de saúde!

Presentes os srs. Silvio M. Castilho e Walquiria Lopes, do Conselho Municipal de Saúde, Malena Prado Nunes Kaut, da Secretaria de Saude de Caçapava, Dra. Maria Elisa de Aguiar e benedito Donizeti Fernandes, da Faculdade Santo Antonio de Caçapava, Sr. Rodolfo Maciel da Secretaria de Industria e Comércio de Caçapava, sr. Takashi e sr. Takashi Filho, da empresa Apto, Fernando Carvalho Presidente do IDECA, e dos  srs. Paulo Rubens Alves e Mauricio de Queiroz, membros do IDECA.