Comitiva de Shimane faz análise positiva de Caçapava !!!
Com a orientação do sr. Marcio Rocha de Souza, Coordenador Geral do Centro Educação Ambiental do Parque Ecológico da Moçota, e a participação do sr. Fernando T. Carvalho, Presidente do IDECA, a comitiva da cidade japonesa de Shimane em Caçapava, liderada pelo sr. Kiichiro Arima, Presidente do Conselho de Administração, acompanhado do sr. Akinori Hada (professor especialista em educação ambiental), Akihide Kaiano (especialista em educação ambiental), da srta. Kazuyo Tamagushi (Diretora-executiva) e Mayumi Kotera (Gerente Executiva), todos do projeto para melhorar a liderança educação ambiental em professores do ensino fundamental do município de Caçapava, do Shimane International Center – SIC, iniciou o terceiro dia de visitas à cidade com um passeio às áreas mais altas do município, proximidades da Pedra Branca, onde foram recebidos pelo Sr. Marcos Mirra, ambientalista e morador do local, que providenciou veículos apropriados para acesso aos pontos mais difíceis!
Fazendo parte do trajeto a pé, em meio à vegetação típica do local, os membros da comitiva puderam apreciar melhor as particularidades e surprêsas que a floresta nativa reserva aos visitantes, inclusive com a apreciação da vista das cidades de São José dos Campos (e Eugênio de Melo!), Caçapava, Taubaté (e Quiririm) e, bem ao fundo, Pindamonhangaba e Tremembé!
Conheceram o Muro dos Escravos, além de perguntarem muito sobre os cursos dágua no local e também em toda a área de serra. No local, foi registrada a pegada de animal de grande porte (lobo-Guará ou Onça), ao lado de uma bica dágua!
Foram recebidos na residência do Sr. Marcos Mirra, com um delicioso lanche, que renovaram as forças para a nova etapa do passeio, na residência da Sra. Mércia, onde puderam experimentar fruta local (jabuticaba) e água pura da serra, geladíssima!
Na próxima etapa, após o almoço no Alambique do Antenor, a comitiva foi conhecer as instalações da empresa Estre, em Tremembé, uma das maiores empresas de serviços ambientais do país, que promove a gestão dos resíduos ambientais (lixos doméstico, limpeza pública, comercial, industrial perigoso, industrial não perigoso, hospitalar, eletrônico, construção civil e líquidos, materiais que são tratados mediante a utilização de tecnologias apropriadas, envelopados (colocados dentro de coberturas de material plástico especial para evitar vazamentos ao lençol freático), armazenados em curvas de nível seguras e de onde brotam pequenas chaminés, que visam a dispersão de gases que ali se formam.
Do chorume produzido e canalizado para estações especiais, são extraídos os gases que podem ter aproveitamento industrial, para alimentação de caldeiras e outros equipamentos. Tudo dentro dos aspectos legais e com a utilização de rotinas e materiais do mais elevado padrão tecnológico! Com um lanche especial, a comitiva seguiu para Caçapava, onde foi conhecer as instalações do salão do Clube da Mafersa, onde serão iniciados, futuramente, os treinamentos com os professores caçapavenses.
Finalizando a visita à Caçapava, a comitiva foi conhecer, em Nova Caçapava, um poço arteziano perfurado e mantido pela Sabesp, parte integrante do complexo de abastecimento de nossa cidade.
Em seguida, os membros da comitiva despediram-se de nossa cidade, dirigindo-se à São Paulo, de onde partirão, na noite de segunda feira, com destino ao Japão, especificamente à Shimane, nossa cidade co-irmã!
Saiba mais sbre o Convênio Shimane e Caçapava:
A SIC, Shimane International Center, executora japonesa do projeto, elaborou um programa de capacitação dos profissionais de ensino e, também, material didático sobre meio ambiente destinado aos alunos. A capacitação será dada a quatro professores da rede na província de Shimane, região de Chugoku na ilha de Honshu, a maior do arquipélago japonês.
A província de Shimame é referência na área de educação ambiental devido ao material didático, desenvolvido em parceria com Shimane University que apresenta versatilidade e pode ser usado em toda etapa de ensino. A província também é conhecida mundialmente pela obra Secret of the Earth, escrita pela já falecida Aika Tsubota aos 12 anos de idade, quando era estudante da província de Shimane. A obra ganhou prêmio Global 500 da ONU (Organização das Nações Unidas) e já foi traduzida para mais de 11 idiomas.
O Projeto entre província de Shimane e o município de Caçapava teve sua primeira atividade com a visita de três especialistas japoneses para fazer de pesquisa de campo, acompanhado pelo funcionário da JICA, nos dias 23 a 29 de setembro. Durante este período aconteceram reuniões com o prefeito Henrique Rinco e secretários municipais, Os especialistas conheceram os locais relacionados ao projeto; Parque Ecológico de Moçota, Estação de Tratamento de Esgoto e o Rio Paraíba do Sul.
O projeto começou a ser desenvolvido em Caçapava em 30 de junho, quando foi assinado convênio de cooperação entre o Município de Caçapava, a JICA e a SIC, e vai terminar em fevereiro de 2017.
Caçapava é a primeira cidade fora do Japão a ser contemplada com o projeto voltado exclusivamente aos alunos do ensino fundamental.
JICA – Órgão do Governo Japonês,a JICA é a responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) que apóia o crescimento e a estabilidade sócioeconômica dos países em desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. Com uma rede de escritórios que se estende por quase 100 países, a JICA presta assistência a mais de 150 países no mundo todo.