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Black friday: o desafio da compra sem enganações !!!

Black FrydaiNesta sexta feira, começa a campanha denominada Black Friday, é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças que é a 4°sexta feira do mês de Novembro. A ideia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil.

Há vestígios de que a denominação surgiu no início dos anos 60 na Filadélfia , quando a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o natal. O termo já foi associado com a crise financeira que atingiu os Estados Unidos em 1869. Também passou a ser usado em 1966, mas só se tornou popular em 1975 quando o uso do termo passou a ser conhecido por meio de artigos publicados em jornais, que abordavam a loucura da cidade durante o evento.

Já se referiu ao período de conforto financeiro para os varejistas. No início de 1980, foi criada uma teoria que usava a cor vermelha para se referir aos valores negativos de finanças e a cor preta para indicar valores positivos. O período negativo correspondia ao período de janeiro a novembro e o lucro acontecia no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças e permanecia até o final do ano.

Alguns anos depois, Black Friday foi o nome usado pelos varejistas para indicar o período de maior faturamento e desde então é a data mais agitada do varejo no país. No dia do evento muitas lojas abrem bem cedo, algumas com até quatro horas de antecedência, para atrair o maior número de consumidores através de ofertas. Milhares de pessoas aguardam em filas enormes. Embora não seja um feriado, muitas pessoas ganham o dia de folga e se tornam consumidores com grande potencial. O dia também é conhecido por dar início à temporada de compras de natal. A popularidade do evento é grande, sendo que os descontos oferecidos são considerados mais atrativos do que os natalinos por muitos consumidores.

O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional e foram tantos os problemas surgidos, principalmente os relacionados aos preços instáveis dos produtos (que a medida em que eram vendidos tinham seus preços reajustados.), que a versão de 2011, resultou em fracasso de vendas, por falta total de credibilidade, fator que ainda domina o receio de compras deste tipo, por grande parte da população.

Além disto, ainda impera o receio de comprar e pagar online um produto e confiar no comerciante, para que a entrega seja efetuada e de acordo com o que o cliente comprou.

Em meio a uma boa parcela de comerciantes honestos e que tem marcas conhecidas a zelar no mercado, sempre aparecem aqueles espertinhos, mais interessados em faturar e deixar o cliente na mão, ou ainda vender “gato por lebre”: vender um produto e entregar outro de qualidade inferior!

Os consumidores tem que ficar atentos e consultar os sites dos Procons e outros especializados em atender reclamações, antes de concretizar suas compras e sempre exigir a nota fiscal do produto, com todas as suas características, como forma de minimizar suas possíveis dores de cabeça ao comprar produto com defeito ou fora das especificações.